sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Destaques da Semana - 2 a 8 de setembro

Destaques da semana de 2 a 8 de setembro com programação presencial Biblioteca Viva com Contação de Historias, Bicentenário da Independência - Intervenção Artística e Teatro; Primeira Infância - Contação de Histórias; Dia Nacional da Alfabetização - Literatura; Cultura Popular - Contação de Histórias e Vozes Periféricas - Sarau.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Meninas com Mãos de Mar

Menina com Mãos de Mar
Cia. Som em Prosa
A Cia Som em Prosa narra a história de uma menina, que sonhava em ser poeta e que um dia esquece da cor dos olhos de sua mãe. De um jeitinho especial, a Cia narra as diferentes camadas sociais da nossa sociedade. História inspirada no conto Olhos D'água de Conceição Evaristo. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Acessibilidade: LIBRAS
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

O Grito Delas

O Grito Delas
Cia Passarinho Contou
O Bicentenário da Independência acontece em 2022. Você já parou para pensar que essa tal liberdade é fruto de uma História de luta? E quais interesses as pessoas tinham por essa liberdade, você já pensou nisso?
“O grito delas” é uma intervenção que conta essa história com música, poesia e alegria pra você. Através da história de quatro bravas mulheres, que lutaram em meios populares e até infiltradas no exército, e foram inspiração pra muita gente. São elas: Leopoldina, Maria Quitéria, Maria Felipa e a freira Joanna Angélica, que são algumas das personagens de destaque. O reconhecimento da participação feminina neste episódio ganha força no ano em que se celebra o bicentenário. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 45 min.
Acessibilidade: LIBRAS
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

TEATRO

Sussurros: o que aconteceu antes do grito

Sussurros: o que aconteceu antes do grito
Cia. Ruído Rosa
Misturando realidade e ficção, acompanhamos a atuação política de D. Leopoldina desde a volta de D. João VI a Portugal até o dia 8 de setembro de 1822. Vinda de uma conturbada Europa, D. Leopoldina preferiu proteger seus interesses em silêncio, deixando os louros para os que preferem um grito. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 45 min.
Dia 6 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

PRIMEIRA INFÂNCIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias para guardar na memória
Com Fabiana Alves | Brotando em mim
Vamos criar memórias afetivas juntos?
Os livros e as histórias nos dão a possibilidade de conhecer e experienciar aventuras, alegrias, medos, tristezas.... Embarcar nestes universos é sempre uma boa oportunidade de criar memórias.
Para criar estes momentos de forma especial Fabiana Alves do Coletivo Brotando em mim nos apresentará uma seleção de livros que atende todas as idades, inclusive os bebês. Classificação indicativa: 0 a 6 anos . Duração: 50 min.
Dia 6 de setembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 8 de setembro às 15h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
LITERATURA

Encontro com a Escritora Luciene Vignoli Muller

Encontro com a Escritora Luciene Vignoli Muller
Com Luciene Vignoli Muller
A impressionante história de superação da criança que cresceu nas ruas e, sem julgar ninguém, venceu na vida.
Uma menina de três anos perdeu a mãe após o parto do irmão mais novo, em 1982. Ainda criança e sem o devido cuidado do pai, fugiu de casa depois de ser várias vezes atacada pela madrasta. A criança morou nas ruas - por muitos anos, entre idas e vindas - até o resgate, aos 11 anos, por suas tias. Esta é uma história que, com certeza, geraria um sentimento de revolta na maioria das pessoas. Mas não para Luciene Müller, hoje empresária e escritora de 42 anos. Sem o olhar julgador – do qual foi vítima tantas vezes –, ela reencontrou o pai depois de anos aprendendo sozinha a enfrentar perigos e a sobreviver e decidiu transformar em páginas de amor fraternal o seu autoconhecimento. “Colo Invisível” resgata a sofrida história familiar da autora, que superou dramas particulares para realizar um sonho e escrever a sua primeira obra, partindo das vagas noções dos fatos. O livro é uma “autoficção”, estilo literário que combina outros dois: a autobiografia e a ficção. O nome do livro remete aos “colos” que ela perdeu, aos que a acolheram e aos que a ajudaram a se transformar em uma mulher forte, de sorriso contagiante. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 6 de setembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

CULTURA POPULAR

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

No mangue tem frevo [Em referência ao Dia do Frevo]

No mangue tem frevo [Em referência ao Dia do Frevo]
Com Natália Santos
Um gabiru folião de tanto que brincou carnaval trouxe um porção de causos pra gente brincar, dançar e conhecer mais das riquezas e mistérios do carnaval pernambucano com muito coco rural, maracatu e ciranda. O projeto tem como proposta apresentar por meio da contação de histórias, contos populares que nasceram a partir das canções de domínio público de diversas manifestações da cultura tradicional Pernambucana como a Zona da Mata Sul e Norte e Litoral. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 2 de setembro às 15h30 - Biblioteca Castro Alves
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 6 de setembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 8 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

SARAU

Sarau Poesia de Esquina

Sarau Poesia de Esquina
Coletiva literária itinerante de São Paulo desde maio de 2017, onde teve sua atividade, Sarau Poesia de Esquina dentro da programação Meu Ibira, do Parque do Ibirapuera. Foi um dos saraus citados em uma matéria no Jornal Estadão, onde é indicado na Seleção de saraus e slams em espaços culturais, parques e bibliotecas (2019). Idealizadora do Quintal da Poesia, encontro com destaque para artistas independentes com obra literária lançada, e do Avoá – Primeiro Torneio de Curtinhas do Sudeste, onde incentiva a escrita e o desbloqueio de inspiração, além de articular e participar de programações, como o Circuito de Bibliotecas Online 2021 e do Mês do HIP -HOP 2021. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 2 de setembro às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 3 de setembro às 11h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Veja também a programação local das bibliotecas em setembro com acesso a partir da homepage SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário