sexta-feira, 3 de junho de 2022

Destaques da Semana - 3 a 9 de junho

Destaques da semana de 3 a 9 de junho com programação presencial, itinerante Biblioteca Viva com Circo, Projeto Festa Junina - Contação de Histórias, Primeira Infância e Cultura Popular, Teatro, LGBTQIA+: Teatro, Imigrantes e Culturas Negras.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE

CIRCO

Retirantes

Retirantes
Trupe Baião de 2
É um espetáculo teatral-circense, musical, poético e delicado. Um casal recém-chegado monta seu lar enquanto apresenta ritmos, danças, poesias, texturas e objetos que compõem suas lembranças. O canto é trabalhado para além das palavras — a maioria das músicas não leva letra, assim como as próprias cenas que pouco levam diálogo oral —, mas assim como a linguagem do amor, é universal. Retirantes se passa num universo sertanejo, mas através da brincadeira, da emoção e principalmente da memória, convida a todos a pensar em que momento da vida também somos retirantes. Em que momento abandonamos um lugar (um sentimento, um modo de viver) em busca de um sonho ou de uma vida melhor? Retirantes nos ensina que a mudança faz parte da vida e que o aqui e agora é o único lar que podemos ter. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 4 de junho às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

FESTA JUNINA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Conto, canjica e quentão

Conto, canjica e quentão
A Hora da História
Projeto Festa Junina
Quando o meio do ano se aproxima, já vai dando aquela vontade de ouvir forró, dançar quadrilha, comer milho cozido e paçoquinha. Dá vontade de falar arrastado e sair de mansinho, puxando o “R” para soar tranquilo o linguajar. Vai dando aquele desejo de ouvir histórias do interior do Brasil — aquelas que povoam nosso imaginário e que falam de seres fantásticos, confusões causadas por ingênuos bem intencionados, princesas do sertão — e contos de muito tempo atrás, que foram trazidos para cá por povos de lugares distantes do mundo e aqui “abrasileiraram”, ganhando versões locais para lá de interessantes.
Assim é “Conto, canjica e quentão”: Um repertório de contações de histórias para aquecer nosso coração brasileiro e matar essa vontade, reunindo causos e contos nacionais numa apresentação repleta de canções juninas.
É só diversão! E viva a festa de São João! Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 3 de junho às 10h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 3 de junho às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 8 de junho às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

PRIMEIRA INFÂNCIA

Fogo, foguinho e fogao no São João

Fogo, foguinho, fogão no São João
Com Drika Nunes
Projeto Festa Junina
Drika Nunes apresenta seu repertório inédito "Fogo, foguinho, fogão no São João''. Contando, cantando e brincando, ela vai passeando por uma das festas mais queridas do nosso Brasil, a festa junina. Em uma apresentação cheia de símbolos, significados, cantigas populares, lendas e muitas histórias de tradição oral, vai convidando os sinhôs e as sinházinhas da primeira infância para conhecerem esse cenário imenso cultural chamado Brasil. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 3 de junho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 7 de junho às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 9 de junho às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra

CULTURA POPULAR

Carimbó

Carimbó
Cia Porto de Luanda
Projeto Festa Junina
Um sax, congas, saias rodadas, maracás, muitas flores e sorrisos é a imagem do espetáculo Carimbó. Trazendo o ritmo que é considerado a fonte da lambada, a Cia. Porto de Luanda apresenta um pouco da cultura do Pará. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 4 de junho às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 7 de junho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 8 de junho às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo

O Cortejo dos Boizinhos-Bike

O Cortejo dos Boizinhos-Bike
Baque CT
Projeto Festa Junina
Você conhece a história do bumba-meu-boi, tradicional das festas juninas? Venha fazer uma máscara do boi do Maranhão a partir de materiais do nosso cotidiano e nos acompanhe em uma viagem musical guiada pelas bicicletas-boi, iniciando nossa apresentação de forma lúdica ao som do ritmo do bumba-meu-boi, presente em vários territórios de norte a sul do Brasil. Uma voz surge para contar a história de como nasce e se populariza a festa do boi por todo o país. Ao fim dessa história, nosso cortejo segue pelo entorno da biblioteca convidando o público a participar dessa linda festa popular. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 3 de junho às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 4 de junho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Pedro Nava

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Relicário

Relicário
Cia Duo Encantado
Os contos, as rodas de versos e as cantigas deste repertório serão o relicário onde se guarda tudo o que é raro e precioso. Nesse caso, se trata de uma metáfora para o simbolismo das memórias afetivas que vão preenchendo de significados a experiência vivenciada. Através dos contos narrados, dos cantos ancestrais, dos personagens arquetípicos, o tempo vivido pode ser lembrado e ressignificado. Classificação indicativa: 60 anos ou mais. Duração: 50 min.
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Histórias da Gaveta

Histórias da Gaveta
Cia Teatro Incomum
“Histórias da Gaveta” nos traz um convite para respirar e abrir gavetas. Mas não são simples gavetas de um móvel antigo... são gavetas mágicas, cheias de histórias que vão nos transportar para um mundo de possibilidades e brincadeiras por meio de grandes autores da literatura brasileira e mundial. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 50 min.
Dia 9 de junho às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 15 de junho às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 21 de junho às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes

TEATRO

O velho dos sonhos

O velho dos sonhos
Cia. LÚDICOS de Teatro Popular
O vento vem de algum lugar e traz histórias de contar... Ninguém no mundo conhece tantas histórias como o Velho dos Sonhos. À noite, ele abre a porta de mansinho e joga doce de leite nos olhos das crianças para que não possam mantê-los abertos, nem vê-lo. Ele vai por trás delas e sopra em seus pescoços de tal forma que as cabecinhas vão ficando pesadas e, quando as crianças já estão em suas caminhas, conta-lhes suas histórias.
Durante uma semana inteira, ele foi todas as noites ver um menino e lhe contou uma história por noite. São sete histórias, pois como todos sabem a semana tem sete dias.
O Patinho Feio, A Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia, e O Soldadinho de Chumbo são alguns dos contos que o vento conta, e sem avisar soprará ao público as mais divertidas e maravilhosas aventuras que formam o repertório do maior contador de histórias – Hans Christian Andersen. O espetáculo O Velho do Sono foi rebatizado em 2016 para O Velho dos Sonhos. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Dia 4 de junho às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 6 de junho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

LGBTQIA+
TEATRO

Café

Café
Companhia dos Solilóquios
Projeto LGBTQIA+
Dois rapazes se conhecem em uma cafeteria e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual as fases da relação são comparadas ao processo de um café sendo feito. Indo do “diluir” ao “amargor”, o espetáculo adentra cenas dos personagens em diferentes momentos do amor, e somente através de analogias sobre café conseguem expressar seus sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. A obra também aborda as expectativas e rituais de passagem dos romances juvenis para a fase adulta. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de junho às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 8 de junho às 14h30 - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 9 de junho às 14h - Biblioteca Roberto Santos

IMIGRANTES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Crianças ao redor do mundo

Crianças ao redor do mundo
Contos da Lua Vaga
Projeto Imigrantes
“Crianças ao redor do mundo” conta com quatro histórias criadas a partir de pesquisas sobre crianças que saíram de seus países por dificuldades ou guerras e imigraram para países de diferentes culturas, tendo que superar muitos obstáculos para poder se adaptar. As histórias contam porque essas crianças tiveram que deixar sua terra natal e se adaptar a uma nova vida, enfrentando desafios como aprender uma língua diferente e se acostumar com uma nova cultura. Como viver e se tornar adulto longe de casa? Um assunto bastante atual em nosso tempo, principalmente em nossa cidade, onde convivemos com tantos imigrantes e refugiados. Algumas narrativas foram inspiradas pela literatura e outras por imigrantes reais que compartilharam suas histórias, também tendo sido feita uma pesquisa de vídeos da UNICEF sobre crianças refugiadas. As histórias têm músicas cantadas ao vivo com um músico convidado, criadas especialmente para as narrações através de pesquisa sobre a música e a cultura dos países de origem das personagens.
O primeiro Natal em Portugal
Irina, uma menina ucraniana e cristã ortodoxa, passa seu primeiro Natal em Portugal, país no qual seus pais se exilaram. A história mostra as diferenças culturais e a discriminação de Irina pelos colegas de escola.
O caminho de Marwan
A história de um pequeno refugiado que foge da guerra e da fome em seu país, atravessando desertos e mares, sempre se lembrando da voz materna.
Os dois meninos de Kakuma
O cotidiano de dois meninos, Geedi e Deng, que vivem em um campo de refugiados em Kakuma no Quênia, onde hoje vivem cerca de 200 mil pessoas. Eles se perguntam o tempo todo: por que estamos aqui? por que estes conflitos nunca acabam?
A jornada de Hassan
A história de Hassan, um menino sírio que em um dia normal vê sua cidade ser bombardeada e tem que fugir com sua mãe e sua irmã para se salvar, vindo parar no Brasil.
Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

CULTURAS NEGRAS
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Cafú e o Café

Cafú e o Café
Com Wilson Pedro de Oliveira
Projeto Culturas Negras
Ao entrar em contato com as histórias contidas no “Cafú e o Café” os leitores encontrarão algumas memórias afro-brasileiras, em especial a contribuição que a cultura africana forneceu ao Brasil, através de uma linguagem acessível e simples. Nesse sentido, as histórias convidam o público a fazer uma viagem ao tempo, de maneira bem descontraída e dinâmica. As narrativas nos conduzem até as fazendas de café do Vale do Paraíba do séc. XIX. A história central gira em torno de situações de preconceito racial por meio de bullying no ambiente escolar. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 9 de junho às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof (alterado)

Veja também a programação local das bibliotecas em junho com acesso a partir da homepage SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário