sexta-feira, 29 de abril de 2022

Destaques da Semana - 29 de abril a 5 de maio

Destaques da quinzena de 29 de abril a 5 de maio com programação presencial, itinerante e online Biblioteca Viva com  Modernismo 22+100, Vozes Periféricas, Contação de Histórias, Primeira Infância, Música, Intervenção Artística, Circo, Abril Dança: Povos Originários, e mais.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE - MODERNISMO 22+100

VOZES PERIFÉRICAS

Vozes Periféricas - Escrevivências: dos becos ao holofotes

Em 2022, as Bibliotecas Municipais trazem uma programação em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, trazendo reflexões sobre como estabelecer na cidade um Novo Modernismo – cujo eixo nasce nas periferias, com diversas expressões culturais originais e significativas para um novo pacto civilizatório. Oito Bibliotecas Municipais são Centros de Referência para esse debate, integrando os equipamentos da Secretaria e os territórios da cidade à discussão.
Nos meses de abril e maio, traremos escritores periféricos e convidamos escritores consagrados para trocas de experiências, debates e leituras de textos nessas mesas para transbordar o modernismo e a paixão pelos livros e leitura.
Conceição Evaristo e sua obra serão o centro da discussão, com a temática geral “Escrevivências: dos becos ao holofotes”, onde em cada mesa será traçado um paralelo das escrivências e memórias de escritores de renome já consagrados pela crítica e pelo público, e escritores periféricos, ou novos modernistas, que estão na traçando seus caminhos rumo aos holofotes.
Cada encontro será composto por um bate-papo seguido de um Sarau/apresentação artística (música, poesia).

Escrevivências: dos becos ao holofotes com a Casa Poética
CADERNOS NEGROS: quilombo poético brasileiro
Participação: Elizandra Souza, Débora Garcia e Pedro Lucas
Escritora convidada: Esmeralda Ribeiro | Mediação: Rodrigo Ciríaco
Neste encontro com a escritora Esmeralda Ribeiro abordaremos sua obra e o importante trabalho do Quilombhoje há mais de 40 anos com a antologia “Cadernos Negros”.
Dia 3 de maio às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Escrevivências: dos becos ao holofotes com Sarau do Binho

Novas perspectivas sobre o Modernismo de 1922
Com Amara Moira e Dinha | Mediação: Gil Marçal
Intervenção Poética de Tati Candeia e Marco Miranda e Paula da Paz
100 anos de Semana Moderna, mas isso não significa que não há nada mais para se dizer seja sobre ela. Estamos, inclusive, num momento de revisão sobre o seu sentido e importância, com perspectivas indígenas, negras, feministas e LGBTQIA+ propondo novos olhares sobre esse momento tão marcante das nossas Artes e Literatura.
Dia 5 de maio às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Desenquadrando Tarsila

Desenquadrando Tarsila
Cia. As Clês
Nessa nova aventura, Farol e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da
criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada contando (quase) tudo (mas bastante) o que aconteceu com essa modernista. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 29 de abril às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 30 de abril às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Aconteceu às 19:22

Aconteceu às 19:22
Cia. Ruído Rosa
A apresentação conta a história do livro Aconteceu às 19:22. Anita Malfatti, a pintora, está ansiosa para a Semana de Arte Moderna de 1922. Annita, uma criança que vive em 2022, está chateada pelo que aconteceu na sua escola. Cem anos separam as personagens, até que o relógio marca 19:22...
Essa é uma história que mistura fatos reais e inventados, para conversar com o público infantil sobre intolerância, reconhecimento e o espaço da mulher - e da menina - na arte, percebendo como, em cem anos, muita coisa mudou... mas ainda podemos mudar muito mais. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 3 de maio às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Semana de 22 - Contando o Modernismo

Semana de 22 - Contando o Modernismo
Cia Mapinguary
Para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, a Cia. Mapinguary traz o espetáculo Semana de 22: contando o Modernismo. Os narradores contam a infância de modernistas como Anita Malfatti, Tarsila Amaral e Mário de Andrade, além de trazer poesias, músicas e curiosidades da Semana que transformou a arte brasileira. Para isso, utilizam, oralidade, Fantoches e o kamishibai. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de maio às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 4 de maio às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Fabulinhando o modernismo

Fabulinhando o modernismo
Jhoao Junnior, Maria Rosa e Julio Lorosh
É um espetáculo teatral voltado para a infância que reúne teatro, contação de histórias e artes visuais no qual a experiência de leitura é ampliada a partir da criação de narrativas orais tendo como ponto de partida obras do modernismo brasileiro no qual dentro de um campo relacional narrativas são criadas pelas crianças a partir de pinturas que caracterizam o modernismo brasileiro. Artistas como Anitta Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, dentre outros, terão suas obras apresentadas ao público infantil através de uma contação de histórias abordando junto com elas os princípios que nortearam a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, as crianças irão criar dentro de um campo relacional junto com os artistas-mediadores-contadores narrativas e histórias a partir do que elas observaram nas obras. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários
Markito Alonso e grupo
Alonsito precisa ir à escola sozinho pela primeira vez. Ao sair de casa, sente taturanas lhe queimando a barriga, mas com os exercícios de respiração da vovó tudo se resolve; mas quando seu velho conhecido Dragão some, nem os exercícios facilitarão o seu dia.
Embarque neste submarino voador e permita-se descobrir um novo mundo que surge. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 30 de abril às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

PRIMEIRA INFÂNCIA

Trilhinha Modernista

Trilhinha Modernista
Movimento Vem Brincar
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena” e se a gente tem tempo para aprender brincando, fala aí criançada? Por isso, esperamos todos para nossa Trilhinha Modernista, onde poderemos conhecer Tarsila do Amaral, Fernando Pessoa e mais um monte de gente legal e importante. Quem Vem Brincar??? Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 min.
Na arquitetura:
O movimento foi conhecido por inovar, então que tal por meio de histórias que contam sobre cada uma dessas personalidades, cada um puder criar sua própria construção usando elementos da natureza?
Na literatura:
Quem vem nos divertir é Fernando Pessoa e suas múltiplas personas. Com a intenção de apresentar às crianças cada heterônimo de Fernando Pessoa, 4 contadores de histórias, com figurinos que representam cada uma das personalidades, vão trazer por meio das performances cada característica que este possui, introduzindo as crianças a riqueza do universo literário.
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Roberto Santos

Na vila do Heitor

Na vila do Heitor
Tricotando Palavras
A apresentação narra a história de Heitor, um menino muito inteligente e curioso, seu apelido era Tuhu, pois adorava imitar o som do trem e de tudo que escutava. E de tanto escutar ainda criança se encantou pela música. Seu pai o incentivou a tocar algum instrumento musical, e ele que amava os sons, aprendeu vários, entre eles violão, violoncelo, piano, violino...Heitor Villa-Lobos foi um maestro e compositor muito importante na Semana de Arte Moderna de 1922.
Na Vila do Heitor tem história e tem música, tem Rosa Amarela, Capelinha de Melão, Formiguinhas, Carneirinho e Carneirão, uma Senhora Viúva e lá Cai até balão. A apresentação é permeada pelas cantigas de Heitor Villa-Lobos para crianças. Uma apresentação livre para todos os públicos. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 29 de abril às 9h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 3 de maio às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 4 de maio às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos

MÚSICA

Histórias Modernas, Semana de 22 - O centenário

Histórias Modernas, Semana de 22 - O centenário
Cia Passarinho Contou
A Cia Passarinho Contou, construiu uma coleção de histórias para celebrar o centenário da semana de 22, com bastante música autoral, poesia dos modernistas brasileiros, junto de uma sessão de contação de histórias para celebrar esse marco da cultura brasileira, e paulista como protagonista. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Acessibilidade: Libras
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 3 de maio às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 5 de maio às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Show acenando com Bandeira

Show acenando com Bandeira
Nando Luz
No Show Acenando com Bandeira, o cantor e compositor baiano Nando Luz, une sua música à poesia do poeta pernambucano Manuel Bandeira.
A proposta do trabalho de pesquisa e criação musical do compositor, é incentivar e estimular o público em geral a se envolverem com o universo poético de Bandeira através da música, com o objetivo de difundir a obra do poeta pernambucano para um maior número de pessoas.
O espetáculo é apresentado de forma dinâmica e favorece a compreensão da poesia de Manuel Bandeira, através do processo de interatividade música/poesia, com o lirismo da interpretação da atriz Adriana Marques e a voz da cantora Tamara Maria Cardoso. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Modernismo em jogo

Modernismo em jogo
Crialudis
Modernismo em jogo é um jogo cooperativo que proporciona, de forma lúdica e interativa, uma imersão pela Semana de arte moderna de 1922, facilitando uma descoberta sobre a história desse movimento, bem como suas características, seus principais artistas e suas obras. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 29 de abril às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 4 de maio às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários
Com Markito Alonso e grupo
Alonsito precisa ir à escola sozinho pela primeira vez. Ao sair de casa, sente taturanas lhe queimando a barriga, mas com os exercícios de respiração da vovó tudo se resolve; mas quando seu velho conhecido Dragão some, nem os exercícios facilitarão o seu dia.
Embarque neste submarino voador e permita-se descobrir um novo mundo que surge. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 3 de maio às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 5 de maio às 11h - Biblioteca Clarice Lispector

Histórias Mágicas

Histórias Mágicas
Cia. Circo de Trapo
Através de histórias como “os três desejos”, “presentes mágicos” e “o espelho mágico”. O público é convidado a sentir como a existência humana é mágica e a construir varinhas mágicas para transformar o mundo. A apresentação traz canções criadas especialmente para o trabalho, além de uma divertida brincadeira de rimar inspirada no livro “varinha de imaginar” de Marco Antonio Ponce. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 3 de maio às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 4 de maio às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

CIRCO 

O livro do mundo inteiro

O livro do mundo inteiro
Trupe DuNavô
Munidos da vontade de conhecer e de se relacionar com as pessoas, o grupo parte com a missão de colher contribuições para a escrita da história do dia. Um grande livro é o fio condutor para uma intervenção de palhaços em meio ao público que é convidado para participar desta escrita divertida e coletiva. Este livro conta a história de todos e do mundo, e é de todos e para todas as pessoas do mundo.
Partindo da premissa da escuta, o grupo se aproxima dos indivíduos que se mostram abertos ao jogo, e os instiga a embarcar em uma grande experiência de aproximação, redescobrimento e acima de tudo, claro, muitas gargalhadas!
De forma divertida, os palhaços encorajam cada indivíduo a participar da escrita deste livro, contando com os estímulos exteriores dos palhaços, podem se expressar e contribuir para expor nas páginas desse livro, histórias que aconteceram durante esse encontro, sentimentos ou reconstruir de alguma forma, a sua própria trajetória.
Aqueles que aceitam o convite dos palhaços, passam por um momento de registros de memórias, afetos e brincadeiras, através de um encontro simples, porém verdadeiro, sem preconceitos, sem julgamentos, estimulando a relação do palhaço com o indivíduo comum.
A utilização da máscara do palhaço, para subverter o ambiente, permite transitar do cômico ao sensível, promovendo encontros, resgatando histórias e as experiências de cada indivíduo naquele determinado momento, atravessando vários tipos de resistência, criadas em nossa sociedade. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 4 de maio às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 5 de maio às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

ABRIL PARA DANÇA

POVOS ORIGINÁRIOS

Vivências e danças indígenas

Vivência de danças indígenas
Grupo de Artes Dyroá Bayá
É um momento de partilha das danças tradicionais mais usadas nas principais festas dentro das aldeias ou em comunidades do Amazonas, onde os participantes aprendem os passos e o corpo dançante do indígena, assim entendendo a importância da união e viver em harmonia junto aos seus entes queridos. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 29 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 5 de maio às 13h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

PRIMEIRA INFÂNCIA

MÚSICA

Sonzando na Natureza um passeio pela primeira infância

Sonzando na Natureza um passeio pela primeira infância
Show SonZando na natureza "Os bichinhos! Passeio Musical para Primeira Infância” - é um show musical para crianças e a família. Durante a apresentação acontecem brincadeiras de imitação, jogos rítmicos e corporais misturado as brincadeiras, jogos e histórias. Tudo isso com muita musicalidade utilizando o repertório folclórico e tradicional para ensinar brincando e brincar cantando, respeitando o tempo e os entendimentos dos pequenininhos , com muito amor e acolhimento a esta fase tão importante do desenvolvimento.
Nestes trabalhos temos refletido muito sobre a acessibilidade e a importância de acolher todos. Neste propósito nos unimos a intérpretes de libras e incorporamos a nossa apresentação e ao modo Sonzando de fazer. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 29 de abril às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof

PROGRAMAÇÃO ONLINE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coletivo Cafuzas 

Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais
Quem já teve a sorte de sentar-se ao lado de Fasseké ou cruzar seu caminho, ainda procura pelos personagens que parecem sair vivos da sua boca...E são tantas as histórias, tem sapo que precisa lavar a mão, mosca que não pode zumbir, rato se achando muito esperto e cobra morrendo de rir. Quem sabe um dia, com muita sorte, poderemos encontrar com esse griô extraordinário! Livremente inspirada no livro, Lendas da África Moderna, de Heloisa Pires Lima. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Conversa com a autora (live): 1 hora
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Transmitido pelo perfil @coletivocafuzas
Bate papo com Heloisa Pires Lima
Dia 29 de Abril às 18h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes com apresentação simultânea no Facebook da Biblioteca Sergio Buarque de Holanda e Facebook da Biblioteca Vicente de Carvalho.

Veja também a programação local das bibliotecas em maio com acesso a partir da homepage SMB.

Logo Facebooh e Instagram

 Veja também outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

terça-feira, 19 de abril de 2022

Destaques da quinzena de 15 a 30 de abril

Destaques da quinzena de 15 a 30 de abril com programação presencial, itinerante e online Biblioteca Viva com  Modernismo 22+100, Contação de Histórias, Primeira Infância, Música, Intervenção Artística, Abril Dança: Povos Originários, e mais.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE - MODERNISMO 22+100

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Desenquadrando Tarsila

Desenquadrando Tarsila
Cia. As Clês
Nessa nova aventura, Farol e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da
criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada contando (quase) tudo (mas bastante) o que aconteceu com essa modernista. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 29 de abril às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 30 de abril às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Aconteceu às 19:22

Aconteceu às 19:22
Cia. Ruído Rosa
A apresentação conta a história do livro Aconteceu às 19:22. Anita Malfatti, a pintora, está ansiosa para a Semana de Arte Moderna de 1922. Annita, uma criança que vive em 2022, está chateada pelo que aconteceu na sua escola. Cem anos separam as personagens, até que o relógio marca 19:22...
Essa é uma história que mistura fatos reais e inventados, para conversar com o público infantil sobre intolerância, reconhecimento e o espaço da mulher - e da menina - na arte, percebendo como, em cem anos, muita coisa mudou... mas ainda podemos mudar muito mais. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 20 de abril às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 26 de abril às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 27 de abril às 14h - Biblioteca Clarice Lispector

Fabulinhando o modernismo

Fabulinhando o modernismo
Jhoao Junnior, Maria Rosa e Julio Lorosh
É um espetáculo teatral voltado para a infância que reúne teatro, contação de histórias e artes visuais no qual a experiência de leitura é ampliada a partir da criação de narrativas orais tendo como ponto de partida obras do modernismo brasileiro no qual dentro de um campo relacional narrativas são criadas pelas crianças a partir de pinturas que caracterizam o modernismo brasileiro. Artistas como Anitta Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, dentre outros, terão suas obras apresentadas ao público infantil através de uma contação de histórias abordando junto com elas os princípios que nortearam a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, as crianças irão criar dentro de um campo relacional junto com os artistas-mediadores-contadores narrativas e histórias a partir do que elas observaram nas obras. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 26 de abril às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 27 de abril às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários
Markito Alonso e grupo
Alonsito precisa ir à escola sozinho pela primeira vez. Ao sair de casa, sente taturanas lhe queimando a barriga, mas com os exercícios de respiração da vovó tudo se resolve; mas quando seu velho conhecido Dragão some, nem os exercícios facilitarão o seu dia.
Embarque neste submarino voador e permita-se descobrir um novo mundo que surge. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 30 de abril às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

PRIMEIRA INFÂNCIA

Trilhinha Modernista

Trilhinha Modernista
Movimento Vem Brincar
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena” e se a gente tem tempo para aprender brincando, fala aí criançada? Por isso, esperamos todos para nossa Trilhinha Modernista, onde poderemos conhecer Tarsila do Amaral, Fernando Pessoa e mais um monte de gente legal e importante. Quem Vem Brincar??? Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 min.
Na arquitetura:
O movimento foi conhecido por inovar, então que tal por meio de histórias que contam sobre cada uma dessas personalidades, cada um puder criar sua própria construção usando elementos da natureza?
Na literatura:
Quem vem nos divertir é Fernando Pessoa e suas múltiplas personas. Com a intenção de apresentar às crianças cada heterônimo de Fernando Pessoa, 4 contadores de histórias, com figurinos que representam cada uma das personalidades, vão trazer por meio das performances cada característica que este possui, introduzindo as crianças a riqueza do universo literário.
Dia 20 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 25 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Roberto Santos

Na vila do Heitor

Na vila do Heitor
Tricotando Palavras
A apresentação narra a história de Heitor, um menino muito inteligente e curioso, seu apelido era Tuhu, pois adorava imitar o som do trem e de tudo que escutava. E de tanto escutar ainda criança se encantou pela música. Seu pai o incentivou a tocar algum instrumento musical, e ele que amava os sons, aprendeu vários, entre eles violão, violoncelo, piano, violino...Heitor Villa-Lobos foi um maestro e compositor muito importante na Semana de Arte Moderna de 1922.
Na Vila do Heitor tem história e tem música, tem Rosa Amarela, Capelinha de Melão, Formiguinhas, Carneirinho e Carneirão, uma Senhora Viúva e lá Cai até balão. A apresentação é permeada pelas cantigas de Heitor Villa-Lobos para crianças. Uma apresentação livre para todos os públicos. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 19 de abril às 10h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 20 de abril às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 23 de abril às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 27 de abril às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 28 de abril às 10h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 29 de abril às 9h - Biblioteca Marcos Rey

MÚSICA

Histórias Modernas, Semana de 22 - O centenário

Histórias Modernas, Semana de 22 - O centenário
Cia Passarinho Contou
A Cia Passarinho Contou, construiu uma coleção de histórias para celebrar o centenário da semana de 22, com bastante música autoral, poesia dos modernistas brasileiros, junto de uma sessão de contação de histórias para celebrar esse marco da cultura brasileira, e paulista como protagonista. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Acessibilidade: Libras
Dia 19 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Show acenando com Bandeira

Show acenando com Bandeira
Nando Luz
No Show Acenando com Bandeira, o cantor e compositor baiano Nando Luz, une sua música à poesia do poeta pernambucano Manuel Bandeira.
A proposta do trabalho de pesquisa e criação musical do compositor, é incentivar e estimular o público em geral a se envolverem com o universo poético de Bandeira através da música, com o objetivo de difundir a obra do poeta pernambucano para um maior número de pessoas.
O espetáculo é apresentado de forma dinâmica e favorece a compreensão da poesia de Manuel Bandeira, através do processo de interatividade música/poesia, com o lirismo da interpretação da atriz Adriana Marques e a voz da cantora Tamara Maria Cardoso. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 8 de abril às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 14 de abril às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 19 de abril às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Caricaturando o Modernismo

Caricaturando o Modernismo
Teatro Cartum
Este projeto, executado pelos artistas Toni D’Agostinho e Willian Germano, leva às bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo uma intervenção personalizada que integra as comemorações do centenário da semana de arte moderna; ao promover a integração entre as artes visuais, música, literatura e encenação, a atividade leva ao público vida e obra dos artistas da primeira geração de modernistas. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 120 min.
Composta de 4 ações complementares e simultâneas, a intervenção também faz homenagem aos patronos de cada biblioteca que serve de palco para o projeto:
1 - Feitura ao vivo de caricatura de artista modernista em papel especial de grande dimensão (60cm X 42cm);
2 - Dramatização de texto, com música especialmente criada para a ação, do autor escolhido - caso o campo artístico seja o da literatura, sendo música ou artes plásticas, criaremos uma encenação cujo conteúdo converse com estilo e obras da personalidade homenageada;
3 - Intervenção de caricaturas ao vivo, com duração de 1 hora, envolvendo os frequentadores do equipamento público.
4 - Feitura ao vivo de caricatura da patrona ou patrono, na biblioteca que recebe a apresentação, em tamanho grande (60cm X 42cm).
Dia 29 de abril às 14h - Biblioteca José Paulo Paes (Patrono) - data alterada de dia 14 para 29
Dia 19 de abril às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes (Patrono)
Dia 20 de abril às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina (Patrono)
Dia 26 de abril às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo (Patrono)

Modernismo em jogo

Modernismo em jogo
Crialudis
Modernismo em jogo é um jogo cooperativo que proporciona, de forma lúdica e interativa, uma imersão pela Semana de arte moderna de 1922, facilitando uma descoberta sobre a história desse movimento, bem como suas características, seus principais artistas e suas obras. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 19 de abril às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 20 de abril às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 26 de abril às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 27 de abril às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 29 de abril às 14h - Biblioteca Affonso Taunay

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE

ABRIL PARA DANÇA

POVOS ORIGINÁRIOS

Vivência de danças indígenas

Vivência de danças indígenas
Grupo de Artes Dyroá Bayá
É um momento de partilha das danças tradicionais mais usadas nas principais festas dentro das aldeias ou em comunidades do Amazonas, onde os participantes aprendem os passos e o corpo dançante do indígena, assim entendendo a importância da união e viver em harmonia junto aos seus entes queridos. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 20 de abril às 15h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 27 de abril às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 28 de abril às 17h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 29 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

PRIMEIRA INFÂNCIA

MÚSICA

Sonzando na Natureza um passeio pela primeira infância

Sonzando na Natureza um passeio pela primeira infância
Show SonZando na natureza "Os bichinhos! Passeio Musical para Primeira Infância” - é um show musical para crianças e a família. Durante a apresentação acontecem brincadeiras de imitação, jogos rítmicos e corporais misturado as brincadeiras, jogos e histórias. Tudo isso com muita musicalidade utilizando o repertório folclórico e tradicional para ensinar brincando e brincar cantando, respeitando o tempo e os entendimentos dos pequenininhos , com muito amor e acolhimento a esta fase tão importante do desenvolvimento.
Nestes trabalhos temos refletido muito sobre a acessibilidade e a importância de acolher todos. Neste propósito nos unimos a intérpretes de libras e incorporamos a nossa apresentação e ao modo Sonzando de fazer. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 19 de abril às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 20 de abril às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 25 de abril às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 27 de abril às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 28 de abril às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 29 de abril às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 30 de abril às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof

PROGRAMAÇÃO ONLINE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coletivo Cafuzas 

Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais
Quem já teve a sorte de sentar-se ao lado de Fasseké ou cruzar seu caminho, ainda procura pelos personagens que parecem sair vivos da sua boca...E são tantas as histórias, tem sapo que precisa lavar a mão, mosca que não pode zumbir, rato se achando muito esperto e cobra morrendo de rir. Quem sabe um dia, com muita sorte, poderemos encontrar com esse griô extraordinário! Livremente inspirada no livro, Lendas da África Moderna, de Heloisa Pires Lima. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Conversa com a autora (live): 1 hora
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Transmitido pelo perfil @coletivocafuzas
Bate papo com Heloisa Pires Lima
Dia 29 de Abril às 18h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes

Veja também a programação local das bibliotecas em março com acesso a partir da homepage SMB.

Logo Facebooh e Instagram

 Veja também outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Programação da Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda e Biblioteca Pedro Nava - abril

Programação interna presencial de abril de 2022 com Mediação de Leitura Literária: Povos Originários, Clube de Leitura de Clarice - Conto Felicidade Clandestina e Oficina: Crie com a Pedro Nava.

Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Mediação de Leitura Literária

Mediação de Leitura com crianças

Povos originários
Com a equipe da Biblioteca
Como vivem, do que brincam, quais suas histórias e contos? No mês de abril vamos ler e expor na biblioteca a literatura dos povos originários, esperando assim desenvolver o respeito necessário com o conhecimento e encantamento de maravilhosas histórias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min
Segunda à sexta, ação permanente durante o mês de abril (necessário agendamento para grupos) - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Clube de Leitura

Clube de Clarice - Conto Felicidade Clandestina - PARTE II
Com a equipe da Biblioteca
Em comemoração aos 100 anos do modernismo, nos encontraremos para conversar sobre contos, crônicas e textos de Clarice Lispector. Classificação indicativa: Livre. Duração: 1h30min
Dia 13 de abril às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Rua Victório Santim, 44 Itaquera - 08290-000 São Paulo, SP Tel.: 11 2205-7406
Como chegar
bcsp.sbholanda@prefeitura.sp.gov.br
facebook: @bibliosergiobuarque

Biblioteca Pedro Nava

Oficina: Crie com a Pedro Nava

Oficina: Crie com a Pedro Nava
Com Pâmela Dornelles (Jovem Monitora)
Venha estimular sua criatividade com o artesanato por meio de objetos reciclados que podem se transformar em arte e decoração. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 1h20min.
Terças-feiras às 15h - Biblioteca Pedro Nava

Biblioteca Pedro Nava
Av. Eng. Caetano Álvares, 5903 Mandaqui -  02413-100, São Paulo, SP Tel.: 11 2973-7293
Veja aqui como chegar

Facebook e Instagram da Biblioteca Pedro Nava

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Veja também as programações da Biblioteca Viva Presencial Itinerante e Online

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Programação da Biblioteca Paulo Duarte e Biblioteca Anne Frank - abril

Programação interna presencial de abril de 2022 com Oficina de vivência com pandeiros, Lendo junto na biblioteca! - Mediação de leitura, Jabaquara Hip Hop, Além da poesia, Bate papo sobre o livro “Dialética racial do Brasil negro” de Clóvis Moura e Mediação de Leitura para Primeira Infância.

BIBLIOTECA PAULO DUARTE

 Programação Biblioteca Paulo Duarte Abril

Oficina de vivência com pandeiros
Oferecido pelo Coletivo SPandeiro, a proposta será passar alguns movimentos do pandeiro passando brevemente por alguns ritmos da nossa música popular brasileira.
Dia 4 de abril das 9h30 às 10h45 - Biblioteca Paulo Duarte

Lendo junto na biblioteca! - Mediação de leitura
Realizada pela professora Andrea Bregieiro, a mediação de leitura acontece toda quinta-feira aqui na biblioteca! O "Lendo juntos" é uma proposta de formação literária gratuita e disponível para todos.
Dias 7, 14 e 28 de abril das 10h às 13h - Biblioteca Paulo Duarte

Jabaquara Hip Hop
No sábado o Centro de Culturas Negras, em parceria com a Biblioteca Paulo Duarte realizará o Jabaquara Hip-Hop, um dia de evento voltado aos 4 elementos do Hip-Hop. O evento se iniciará às 15h com discotecagem, apresentação de dança, batalha de rima com premiação, pocket shows e muito mais! Além disso, durante todo o dia estará acontecendo oficina de grafite na laje! A batalha racional irá ocorrer no formato tradicional, 2 rounds de 40s cada e um terceiro bate volta caso necessário. As inscrições serão feitas no local a partir das 15h.
Os temas serão selecionados junto com a plateia.
A @bibliotecapauloduarte separou alguns livros para distribuirmos no dia. O grande campeão da batalha vai levar pra casa o livro Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais Mc’s.
Dia 9 de abril das 15h às 19h - Biblioteca Paulo Duarte

Além da poesia
Espetáculo poético teatral inspirado em textos autorais, com temáticas voltadas para cultura das periferias, poemas de cunho social e político, que retratam a luta e a cultura do negro no Brasil, dos oprimidos e marginalizados, além de alguns textos de cunho filosófico, unindo a denuncia e reflexões do comportamento humano.Por meio de uma leitura dramática, acompanhada por instrumentos de percussão, que vão se interagindo ao longo da apresentação pelo próprio autor. Entre os instrumentos utilizados, pandeiro, caxixi, ganzá. As referências apresentadas nessa performance vão da oralidade, jogo teatral e expressividade. Temáticas abordadas, arte urbana, transporte público, política social, existencialismo, preservação do meio ambiente, cultura e tradições afro-brasileiras.
Dia 13 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Bate papo sobre o livro “Dialética racial do Brasil negro” de Clóvis Moura
Nessa roda de conversa, Najara (currículo) e Weber (currículo), vão trazer um pouco da vida do pesquisador Clóvis Moura, falando sobre suas obras e, em especial, sobre o livro “Dialética racial do Brasil negro”, publicado pela primeira vez em 1994. E no final do encontro, serão sorteados cinco exemplares do livro.
Dia 30 de abril das 13h às 15h - Biblioteca Paulo Duarte

Biblioteca Paulo Duarte
Rua Arsênio Tavolieri, 45 Jabaquara - 04321-030 São Paulo, SP
Tel.: 11 5011-7445 e 11 5011-8819
Como Chegar

BIBLIOTECA ANNE FRANK


MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
Pensando em aproximar a primeira infância da literatura, nossa iniciativa visa estimular e convidar a criança a construir vínculos com os livros em um período decisivo para a formação integral da pessoa, de forma que possam usar a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com os outros e com ela mesma e respeitando-a em todas as suas particularidades. Serão sempre dois encontros por mês, para abril, nos horários sugeridos abaixo. Outras datas podem ser previamente agendadas através dos nossos contatos. Aguardamos vocês! Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 30 min.
Dias 13 e 27 de abril às 10h - Biblioteca Anne Frank

Biblioteca Anne Frank
Rua Cojuba, 45 Itaim Bibi 04533-040 São Paulo, SP
Tel: 11 3078-6352
Como Chegar

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Veja também as programações da Biblioteca Viva Presencial Itinerante e Online

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Programação da Biblioteca Menotti Del Picchia - abril

Programação interna presencial de abril de 2022 com Tai Chi Chuan, Aula de Capoeira, Oficina das emoções, Roda de mulheres: reconexão com o ser, e Encontros Meditativos + ambulatório energético.

Biblioteca Menotti Del Picchia

Cartaz do evento Tai Chi Chuan 

Tai Chi Chuan
Com Marli Massuda
Conhecido como “ioga chinês”, promove a saúde e é uma referência de tranquilidade, equilíbrio e longevidade. Consiste em movimentos lentos e relaxados, coordenando corpo, mente e respiração. Classificação indicativa: + 18 anos.
Inscrições: na recepção ou por telefone.
Terças-feiras, das 9h às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia

AULA DE CAPOEIRA

AULA DE CAPOEIRA
Com os Professores Faísca e Fumaça
A capoeira é uma representação cultural, que utiliza movimentos ágeis e elementos ginástico-acrobáticos, uma mistura de esporte, luta, dança, música e brincadeira. Nas aulas serão ensinados os principais fundamentos da capoeira, sua história, o uso dos instrumentos musicais e o desenvolvimento dos princípios éticos, onde prevalece a humildade e o respeito ao grupo e comunidade. A partir de 5 anos.
Inscrições: na recepção, telefone, direct do instagram (@bibliotecamenotti) ou pelo e-mail (bmdpicchia@gmail.com)
Terças, das 15h às 17h | Quintas, das 9h às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia

bmdpicchia@gmail.com

Oficina das emoções
Com Glaucia Máximo, Luciana Freitas e Vera Luz
A oficina das emoções busca formar um grupo de apoio emocional que viabiliza o autoconhecimento, onde as pessoas são levadas a entrar em contato com a sua história de vida, podendo identificar feridas emocionais, traumas a serem superados e conflitos, possibilitando transmutar questões de sua vida por meio de três passos: Consciência, Vontade e Ação. Uma experiência que possibilita às pessoas que frequentam os grupos
sistematicamente, a conquistarem um estado de harmonia e paz interior. Conheça mais em:
www.oficinadeemocoes.org.br
Inscrições: na recepção, telefone, direct do instagram (@bibliotecamenotti) ou pelo e-mail (bmdpicchia@gmail.com)
Terças-feiras às 16h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Cartaz do evento Roda de mulheres: reconexão com o ser

Roda de mulheres: reconexão com o ser
Com Sueli Luz (terapeuta holística)
Por meio da dança e conversas, a roda tem como proposta despertar o feminino, trabalhando todos os aspectos do ser: corpo, mente e alma. Tendo como ferramenta a radiestesia e temas diversos, será criado um espaço de apoio, troca, acolhida e cura, com intuito de fortalecer a autoestima, a confiança e o autocuidado, trabalhando os medos e reconhecendo os aprendizados. Vagas limitadas.
Inscrições: na recepção, telefone, direct do instagram (@bibliotecamenotti) ou pelo e-mail (bmdpicchia@gmail.com)
Quartas-feiras, das 14h às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Encontros Meditativos

Encontros Meditativos
Os encontros meditativos buscam apresentar técnicas e práticas do viver que possibilitam aflorar o potencial individual do ser. Questões como autocontrole, ansiedade e autoconhecimento serão trabalhadas através do relaxamento mental e a respiração correta, possibilitando lidar melhor com as diferentes situações.
Vagas limitadas
Inscrições: na recepção, telefone, direct do instagram (@bibliotecamenotti) ou pelo e-mail (bmdpicchia@gmail.com)
Sextas-feiras, das 9h às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Biblioteca Menotti Del Picchia
Rua São Romualdo, 401 Bairro do Limão - 02557-060 São Paulo, SP
Tel.: 11 3966-4814
Como chegar

Facebook e Instagram da Biblioteca Menotti Del Picchia

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Veja também as programações da Biblioteca Viva Presencial Itinerante e Online

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Bibliotecas Camila Cerqueira César e Cassiano Ricardo - abril

Programação interna presencial de abril de 2022 com Oficina Histórias da Vida, Lançamento de livro e Escrevivências, Projeto Entrelãçadas e Oficina de Horta da Biblioteca Cassiano Ricardo

Biblioteca Camila Cerqueira César

Oficina Histórias de Vida

Oficina Histórias de Vida
Busca resgatar, compartilhar e registrar histórias pessoais dos participantes através de diversas linguagens. Classificação indicativa: Livre.
Maiores informações: bibliotecacamila@gmail.com
Terças-feiras às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Lançamento de livro
Livro: Saudades do Sol de Leonardo Cardeal da Costa. Editora Gaya.
Dia 9 de abril às 13h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Escrevivências
Periferias em movimento: fome, sufoco, solidariedade e poesia. Classificação indicativa: Adulto.
Dia 14 de abril às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Biblioteca Camila Cerqueira César
Rua Waldemar Sanches, 41 Butantã 05589-050
São Paulo, SP Tel. 11 3731-5210
Como chegar

Facebook e Instagram da Biblioteca Camila Cerqueira César 
 

Biblioteca Cassiano Ricardo

 Projeto Entrelãçadas

Projeto Entrelãçadas
O Encontro visa promover oficinas e encontros com voluntárias que se unem para confeccionar gorros e perucas em lã, afim de doar para crianças hospitalizadas em tratamento oncológico, contribuindo com a transformação da autoestima delas.
A iniciativa ajuda a ressignificar o sentido de voluntariado e acolhimento de pacientes em tratamento.
Nos encontramos duas vezes por mês para entrega de toucas, retirada de materiais e trocas de experiências.
Principais objetivos do Encontro: Reunir as voluntárias para trocar experiências; Contabilizar materiais arrecadados e materiais prontos para entrega; Discutir os desafios enfrentados durante o mês que se passou e novas diretrizes. Venha você também ser um voluntário.
Dia 2 e 30 de abril das 10h às 13h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo

Oficina de Horta da Cassiano Ricardo
Com o Jovem Monitor da Biblioteca Cassiano Ricardo, Adler Christian Souza
Oficina de horta da Biblioteca Cassiano Ricardo, onde a prática e a teoria sobre horta domiciliar serão ?apresentadas na confecção da nossa própria horta suspensa. O objetivo é estimular o interesse dos participantes em explorar as possibilidades para o cultivo em locais pequenos, típicos das moradias urbanas, e a ter noção de como aproveitá-los e organizar a sua própria horta, além de participar ativamente do espaço da biblioteca.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Dia 6 de abril às 14 horas - Biblioteca Cassiano Ricardo

Biblioteca Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4200 Tatuapé 03064-000
São Paulo, SP Tel. 11 2092-4570
Como Chegar

Facebook e Instagram da Biblioteca Cassiano Ricardo


Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Veja também as programações da Biblioteca Viva Presencial Itinerante e Online

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

terça-feira, 5 de abril de 2022

Programação da Biblioteca Brito Broca - abril

Programação interna online e presencial de abril de 2022 com No trem da imaginação - Dicas Literárias 1ª Infância, Viajando na leitura, Nas estantes da biblioteca - Dicas Literárias, Projeto Aflora Brito: Oficina de revitalização de árvores frutíferas, e Problematizando a possibilidade de uma Filosofia Latino-Americana.

DICAS LITERÁRIAS 1ª INFÂNCIA

No trem da imaginação (ONLINE) 

No trem da imaginação (ONLINE)
Dicas Literárias 1ª Infância
Recheado de dicas de leitura para aquecer a alma, provocar risos, questionar paradigmas e divertir, desde crianças pequenas até crianças grandes. Conta com uma breve sinopse de um livro para a infância e as impressões, sentimentos e emoções que a história pode despertar, tanto em crianças quanto em adultos.
Segundas-feiras (quinzenal) às 9h - Facebook da Biblioteca Brito Broca

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Viajando na leitura - online

Viajando na leitura (ONLINE)
Visa à leitura de contos e trechos de livros infantojuvenis e adultos para os mais diversos públicos, bem como interagir com ele. Proposta construída pela equipe de profissionais da Biblioteca Brito Broca para aproximar o leitor das obras que têm no acervo das Bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas.
Terças-feiras (quinzenal) às 15h - Live no Instagram da Biblioteca

DICAS LITERÁRIAS

Nas estantes da biblioteca… Dicas Literárias (ONLINE)
Nas estantes da Biblioteca, encontramos os mais diversos livros, com seus mundos, pessoas, culturas... Então, com o objetivo de divulgar os livros disponíveis para empréstimo, apresentamos motivos para a leitura.
Quartas-feiras (quinzenal) às 9h - Facebook da Biblioteca Brito Broca  

OFICINA

Projeto Aflora Brito: Oficina de revitalização de árvores frutíferas (PRESENCIAL)

Projeto Aflora Brito: Oficina de revitalização de árvores frutíferas 
Ei, você quer aprender mais sobre manejo ecológico do solo e técnicas de poda e adubação de árvores frutíferas? Então vem para a Biblioteca Brito Broca, no sábado, dia 30/04/2022, para a gente aprender com o projeto Aflora Brito!
A Biblioteca Brito Broca, possui em seu jardim externo, um lindo pomar com dezenas de árvores frutíferas (goiabeiras, limoeiros, pitangueiras, ameixeiras, amoreiras, mangueiras entre outras) já de idade adulta, que necessitam de cuidados básicos de poda, adubação e controle de doenças. Neste dia, cuidaremos de todas as árvores frutíferas da Biblioteca e elas serão nosso objeto de estudo.
A oficina tem o objetivo de conhecer e refletir sobre o calendário biodinâmico usado na agroecologia e aprender na prática as características morfológicas de cada árvore frutífera, técnicas de poda para frutificação e ainda dicas de adubação biodinâmica, que terá o uso de esterco animal como principal protagonista.
Mediação: Prof. Ricardo Silva. Oficineiro de Permacultura.
Dia 30 de abril às 14h - PRESENCIAL - Biblioteca Brito Broca

FILOSOFIA

Problematizando a possibilidade de uma Filosofia Latino-Americana (ONLINE)

Problematizando a possibilidade de uma Filosofia Latino-Americana (ONLINE e PRESENCIAL)
Apresentação: Ricardo Silva - Professor de Filosofia.
Se o conceito da Filosofia é realmente a busca e o amor pela sabedoria e filosofar é refletir sobre os problemas do indivíduo e do mundo que o cerca, pode então o povo latino-americano fazer sua própria Filosofia?
A história da Filosofia ocidental, hegemônica, tem muito a dizer sobre os povos colonizados e nesta apresentação o CAEF irá abordar o que alguns dos principais pensadores, europeus e latinos, escreveram sobre a originalidade de uma Filosofia oriunda da América Latina.
Dia 30 de abril às 16h - Presencial com transmissão nas páginas no Facebook do CAEF juntamente com o Facebook da Biblioteca Brito Broca

Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1425 Pirituba - 05110-000 São Paulo, SP Tel. 11 3904-1444
Como chegar
Facebook e Instagram da Biblioteca Brito Broca.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Veja também as programações da Biblioteca Viva Presencial Itinerante e Online

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas