quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Destaques de 14 a 20 de setembro

Teatro, dança, música, circo, contação de histórias, literatura e cinema nas bibliotecas públicas de bairro.

TEATRO E DANÇA
O Velho dos Sonhos
O Velho dos Sonhos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
O vento vem de algum lugar e traz histórias de contar... Ninguém, no mundo, conhece tantas histórias como o Velho dos Sonhos. À noite, ele abre a porta de mansinho e joga doce de leite nos olhos das crianças, para que não possam mantê-los abertos, nem vê-lo. Ele vai por trás delas e sopra em seus pescoços de tal forma, que as cabecinhas vão ficando pesadas e quando as crianças já estão em suas caminhas, conta-lhes suas histórias. Durante uma semana inteira, ele foi, todas as noites, ver um menino e lhe contou uma história por noite. São sete histórias, pois, como todos sabem, a semana tem sete dias. O Patinho Feio, A Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo são alguns dos contos que o vento conta, e sem avisar soprará ao público as mais divertidas maravilhosas aventuras que formam a história do maior contador de histórias – Hans Christian Andersen.
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo 

Nômades Viajantes
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
O Grupo de dança “Identidade em Movimento” apresenta o seu mais novo espetáculo. Explorando a ideia dos sentimentos que perpassam as fases da vida do nascimento até a morte, mesclados com o conceito de nomadismo da busca por territórios, o grupo mistura-se ao público em suas apresentações.
Dia 14 de setembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 15 de setembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 20 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

MÚSICA
Choronas
 
Choronas
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Grupo formado por quatro musicistas que toca vários gêneros brasileiros como choro, baião, maxixe e samba. Desde 1994 tem se apresentado em diversos espaços culturais de São Paulo, outras cidades do Brasil e exterior. Formado por Gabriela Machado (flauta transversal); Ana Cláudia César (cavaquinho); Paola Picherzky (violão de sete cordas) e Roseli Câmara (percussão).
Dia 14 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 19 de setembro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Dona Maria - Rafaella Nepomuceno
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... Com seu pandeiro na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares para o público a participar da brincadeira, pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório.
Dia 15 de setembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina

Junior da Violla Experience
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas, o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues, música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA.
Dia 15 de setembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Prog Jazz do Absurdo Quarteto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Criado com a intenção de explorar e experimentar a improvisação livre, o grupo usa todas as influências de seus integrantes, que vão de Britney Spears e Snoop Dogg a Tânia Maria e Memes da internet, para criar atmosferas e grooves que se desenvolvem de maneira totalmente singular e exclusiva em cada show. Conta com a formação de um trompa, instrumento sinfônico incomum nas bandas de jazz moderno. A meta de cada apresentação é o caminho musical do absurdo, a iconoclastia e a incorporação de entidades místicas.
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 20 de setembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

CIRCO
Óques Póques e Boróques
Óques Póques Boróques - Cia Anjos Voadores
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
A comédia conta a história de Bela, uma bailarina sensível e sonhadora, que amava o circo mesmo sem conhecê-lo de verdade. Seu único amigo era um boneco chamado Fusca-Fusca, com quem compartilhava momentos de alegrias e tristezas. Porém seu amigo, em sua limitação de boneco, não podia participar de todas as brincadeiras. Bela faz um pedido e deseja que seu amigo de pano se transforme em um palhaço de verdade. Então a magia do circo toma conta da história. O boneco cria vida e leva a bailarina para um mundo mágico e divertido.
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Gibiló e Seu Trombone
Classificação indicativa: Livre | Duração: 45 min.
No espetáculo o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica. Vem brincar de circo!! Vivenciar a arte circense no mini picadeiro brasileiro, brincadeiras, diversão não irá faltar.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Desconforto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Desconforto” é um espetáculo onde Conforto, um palhaço muito atrapalhado que acredita ser um grande ilusionista, tenta convencer a todos de que realmente consegue realizar um grande show. Mostrando que foi ele quem fez tudo, tenta realizar sua grande apresentação. Seus truques às vezes dão certo, às vezes nem tanto, criando expectativas e causando gargalhadas por conta de seu fracasso. Em muitos momentos Conforto chama os espectadores para participarem de suas mágicas.
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Oisensa Show
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Esqueça a cartola, o fraque e roupas monocromáticas. Oisensa passa longe de ser um mágico tradicional, aliás, ele nem se considera mágico. Trajando um terno laranja e com um sotaque estranho, Oisensa adora contar histórias e durante elas, ilusões acontecem. Para envolver o público, nada como um show cheio de maluquices e diversão. Isso para Oisensa é a verdadeira mágica. Um show de mágicas bem incomum que agrada crianças de 5 a 103 anos.
Dia 19 de setembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 20 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Canta e Conto
Canta e Conta
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
"Cantando e Contando Histórias de Saci": juntando alguns depoimentos pessoais às ideias dos livros “A Risada do Saci” (Regina Chamlian e Helena Alexandrino), "A festa do Sacy" (Flávio Paiva) e "Dez Sacizinhos" (Tatiana Belinky), o grupo CANTA E CONTA convida o público a reconhecer e se divertir com as diabruras desse duende brasileiro, moleque encantado que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no saci?
Dia 18 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Contos Russos - Girasonhos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min.
As ancestrais histórias e fábulas russas recontadas por Tatiana Belinky trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Os feiticeiros, príncipes, pobres camponesas, monstros marinhos, magos e outros seres encantados já conhecidos de nossas crianças, juntam-se a estranhos bogatires, popes, boiardos, cossacos e tocadores de gusli. Confluem, assim, os mitos universais contidos nas fábulas e o mundo particular dos contos russos.
Dia 14 de setembro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Tininha Calazans - Aventuras de Pequeninos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Aventuras de Pequeninos - Coragem, amizade, amor, inocência e outras virtudes de crianças que realizam proezas e conquistas superando desafios ou conquistando bens para a humanidade.
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 15 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Beth Daniel e Seu Baú Encantado
Beth Daniel e seu baú encantado apresentará suas maravilhosas histórias de ternura e encantamento para crianças de todas as idades.
Dia 14 de setembro às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Planeta Paz
A autora Priscila Rodrigues apresenta seu mais novo livro Planeta Paz numa tarde cheia de animação com contação de histórias e fantoches.
Dia 15 de setembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Senhoras
Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 40 min.
É possível parar, guardar, retardar o tempo? O que é o tempo? Essas questões são colocadas em cena, a partir da perspectiva feminina de duas personagens de Machado de Assis, tiradas de dois contos seus. D. Camila e D. Paula, suas relações com o tempo, com a maternidade e com a memória são retratadas com leveza, ironia e um pouco de melancolia, neste espetáculo que se cria na prosa machadiana e na interlocução com o público.
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 15 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 18 de setembro às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Contos das Águas
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Lune Cia. de Teatro apresenta “Contos das Águas”, projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, músico, compositor e contador de histórias.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas histórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 15 de setembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 19 de setembro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Mitos Pelo Mundo
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
O Grupo Poesia no Espaço continua seu trabalho de Contação de Histórias voltadas aos mitos e dedicadas ao público infantil. Depois da pesquisa com Mitos Gregos, o grupo expande seu repertório, levando ao conhecimento do público mitos de outras culturas, países e continentes, como Índia, África, Japão e, claro, Brasil, com suas histórias de origem indígena. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas.
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 15 de setembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

LITERATURA
As Novas aventuras de Guaracy



As Novas Aventuras de Guaracy
Lançamento do segundo romance da indiazinha Guaracy, escrito por Paulo D'Auria e ilustrado por Pam Rabisco.
Contemplado com o 1o Edital de Publicação de livros da Cidade de São Paulo
Dia 14 de setembro às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo


Sarau na Amadeu
Classificação indicativa: Livre
Os encontros são feitos por meio da mediação e mobilização da comunidade e proporciona a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira.
Sarau aberto as manifestações artísticas, como poesia, contação de histórias, música, teatro, dança, entre outras. O público é convidado a participar.
Dia 15 de setembro às 13h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

Leve e compartilhe
Classificação indicativa: Livre
O Projeto “Leve e Compartilhe”, consiste na distribuição de livros recebidos através de doações da sociedade civil, com a finalidade de estimular o hábito de leitura e fortalecer a aproximação do usuário com a biblioteca. O munícipe recebe a doação e compartilha com outra pessoa.
Dia 20 de setembro à partir das 10h – Biblioteca Amadeu Amaral
Beth Daniel
Workshop com Beth Daniel
Beth Daniel, responsável por atrações de contação de histórias, guiará um Workshop com confecções de adereços (fantoches e bonecos). Observação: levar cola quente, pistola pistola ( se possível) reciclados de tecidos, feltro, lã, garrafas pet ( lavadas), tampinhas, blinhas de isopor, etc. Inscrições no e-mail bibliotecahans@gmail.com
Dia 14 de setembro das 14h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Caminhada Cultural - 350 anos de Tatuapé
Junto com o guia de turismo Laércio Carvalho e Concurso de Fotografia amadora, será exibido um vídeo histórico na Biblioteca Hans Christian Andersen sobre o bairro e serão visitados alguns pontos de lazer e cultura seguindo até a Casa do Tatuapé. As melhores fotos serão premiadas com até 3 meses de Academia Pró 3 ( plano completo). Para mais informações sobre o regulamento acesse o Facebook da Biblioteca
Dia 15 de setembro das 10h às 13h - Biblioteca Hans Christian Andersen

CINEMA
Atlantis

Atlantis – O Reino Perdido
Atlantis, the Lost Empire, EUA, 2001, 96 min., DVD
Direção: Kirk Wise, Gary Trousdale. Elenco: Michael J. Fox, James Garner, John Mahoney.
O explorador Milo Thatch recebe inesperadamente um mapa que indica a exata localização da cidade perdida de Atlantis. Juntamente com o Capitão Rourke e sua tripulação, ele parte em busca da cidade a bordo de um submarino, bancado por um excêntrico magnata.
Dia 20 de setembro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário