CINEMA
Brasil, 2005, 107 min., DVD
Direção: Roberto Gervitz. Elenco: Maria Luisa Mendonça, Maitê Proença, Júlia Lemmertz.
Martín é um pianista que criou para si próprio um jogo, que tem como objetivo encontrar a mulher de sua vida. Sempre que entra em um vagão do metrô ele escolhe uma mulher que o atraia e passa a torcer que ela siga o mesmo caminho que ele.
19 de abril às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
CIRCO
Olim Piadas |
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Na peça, a palhaça Palha está empolgada com esse grande evento internacional e quer muito participar. Com muito humor, ela tenta se infiltrar causando muita confusão. A peça passa por rituais olímpicos como o acender da tocha e a premiação dos atletas, além de explorar a comicidade em brincadeiras com esportes como a corrida, o halterofilismo e o lançamento de disco.
18 de abril às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Le Petit Potpourri |
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Espetáculo da Companhia Circo Delírio que apresenta números que incluem comédia física, participação do público, gags cômicas e destrezas elevadas criando uma atmosfera mágica e construindo junto com o público este original espetáculo circense!! Um show de variedades circenses composto por diferentes artistas que se revezam entre o palco e a banda, construindo cenas que cativam a família inteira.
20 de abril às 15h - Biblioteca Castro Alves
22 de abril às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
Quebrando a Bacia |
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
O palhaço, multiartista Montanha Carvalho, integrante do Grupo Namakaca, com mais de 16 anos de carreira no circo, apresenta seu primeiro espetáculo solo, “QUEBRANDO A BACIA”. O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contrarregra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-dia do nosso herói. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. Montanha se desdobra pra encenar todos os personagens dessa história unindo a poética do teatro e a magia das habilidades circenses num espetáculo que encanta adultos e crianças.
19 de abril às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
20 de abril às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
A LONA Caiu! |
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Em “A LONA Caiu!” vemos um trio cômico, o palhaço Tuingo (Nico Serrano), o músico Tião (William Filho) e o dono de circo, falido, Afrânio (Deni MontSerrat). Como, literalmente, a casa caiu e não sobrou mais nada, a não ser seus pertences pessoais, os três chegam caminhando e descobrem uma lona e uma cadeira, que logo são “apossados” por Afrânio. Ele então resolve tentar algo inusitado: realizar números de palhaço para tentar resgatar algum “troco”. Diante disso, Tuingo questiona a atitude, mas resolve ajudá-lo, ou atrapalhá-lo. É ver para crer!
Juntos tiram da cartola diversos esquetes tradicionais e trazem à memória diversas peripécias dos palhaços tradicionais.
Charlatanismo, disfarces e suspense dão o tom da apresentação!
15 de abril às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Escambo |
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
O Espetáculo que tem como tema a feira onde a há uma grande diversidade de pessoas e de produtos.
Onde são oferecidas frutas para o público escolher, cada fruta escolhida, será acompanhada de uma música que será cantada, e de acordo com a música será desenvolvido uma cena.
Com muito humor serão abordados os benefícios de cada fruta, comparando com soluções sociais, mesclando com música, causos, poesias, números circenses, brincadeiras e intervenção cênica com o público presente.
18 de abril às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
19 de abril às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
25 de abril às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Mill
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Chá Com Machado |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público de terceira idade | Duração: 60 minutos
Chá com Machado é uma performance narrativa que recebe o público para degustar um chá artístico. Num clima bem intimista, simples e aconchegante, o conto Uns Braços é narrado em sua forma original, sem nenhuma alteração. Os
personagens do conto de Machado de Assis são construídos com elementos e tipos da vida cotidiana, sem descrever grandes ações e nem heróis extraordinários, ou seja, os personagens são indivíduos que trabalham, sofrem, se divertem e amam. E é nesta mesma simplicidade que o conto será narrado, sem cenário, sem firulas, apenas a narradora, o público, o chá e o Machado.
19 de abril às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
O Paraíso São os Outros |
Classificação indicativa: Infantil/ para todas as idades | Duração: 60 minutos
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos. Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
18 de abril às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
22 de abril às 11h30 - Biblioteca Aureliano Leite
25 de abril às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Trilha Literária |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público infantil | Duração: 60 minutos
Sabemos que as histórias encantam e divertem as crianças e também que os jogos são poderosos instrumentos que as envolvem. Tais elementos possibilitam um diálogo com sua sensibilidade onírica, simbólica e lúdica, por isso vão ao encontro do seu ser e "falam sua linguagem". Assim, resolvemos juntar jogo e histórias em uma brincadeira com diversos clássicos da literatura infantojuvenil e desenvolvemos um jogo de trilha gigante com essa temática.
O objetivo é despertar ainda mais o interesse, o gosto e a curiosidade dos pequenos pela leitura, estimulando o desejo de conhecer sempre mais sobre o universo das histórias. Esperamos que elas possam se aventurar pelo reino do "faz de conta" enquanto brincam e se divertem com esse jogo.
20 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Leitura do poema de Marcelo Ariel por ele mesmo |
Classificação indicativa: Livre | Duração: 190 minutos
Leitura dramática do poema COMO SER O NEGRO OU A MATÉRIA ESCURA do escritor, ensaísta e poeta Marcelo Ariel seguida de uma palestra-debate com a plateia sobre ' Negritude, cultura e política', leitura e palestra.
18 de abril às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
19 de abril às 14h - Biblioteca Pedro Nava
24 de abril às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
MÚSICA
Pólis |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público adulto | Duração: 60 minutos
Pólis é um show intimista performático solo de Paulo Ohana, cantor, compositor e violonista natural de Brasília. O repertório é composto de canções autorais inéditas, apresentadas em formato voz e violão, intercaladas por textos e momentos de interação com o público. As músicas se servem de ritmos e gêneros recorrentes na Canção Brasileira - valsa, samba, frevo, entre outros - com letras de conteúdo “polírico” (político+lírico). Paulo incorpora elementos da linguagem teatral à performance musical, transitando entre canto e fala, lirismo e ironia, indivíduo e cidade.
18 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
19 de abril às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Lurdez da Luz |
Classificação indicativa: 14 anos | Indicado para público jovem e adulto | Duração: 60 minutos
Lurdez Da Luz, uma das pioneiras do Hip Hop no Brasil se apresenta em um show/performance no estilo "one woman show" onde ela dispara suas bases de forma eletrônica e opera efeitos em sua própria voz passeando por toda sua obra. A artista tem 4 discos solo e além de versões originais a apresentação conta com remixes e momentos de poesia oral de sua autoria e de outras poetas brasileiras, como Hilda Hilst e Orides Fontela.
18 de abril às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Luana Hansen |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público jovem e adulto | Duração: 60 minutos
Um show com 12 músicas autorais, rap, funk e pop com letras que tratam, sobretudo da vida da mulher periférica.
20 de abril às 21h - Biblioteca Jayme Cortez - CCJ
21 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte - CCNJabaquara
Sibite Baleado |
Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Duração: 50 minutos
Grupo de forró contemporâneo e irreverente. No repertório canções que marcaram a história do gênero, de artistas como Dominguinhos e Zé Ramalho, até músicas mais recentes, do forró universitário, como as das bandas Falamansa e Bicho de Pé.
20 de abril às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
25 de abril às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Nô Stopa & Bezão |
Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Duração: 50 minutos
Duas Casas é o encontro de duas histórias, duas vozes, dois violões e uma paixão pela música de dois cantores e compositores. Fincadas na simplicidade do universo folk, as músicas falam das coisas do coração, da alma e da vida do homem comum.
18 de abril às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Trio Sinhá Flor |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público jovem e adulto | Duração: 50 minutos
Através de propostas estéticas autênticas e arranjos refinados assinados pelas três artistas, o grupo contribui para fazer do Forró mais um espaço de empoderamento feminino. Uma visão onde palco é espaço de transformação, uma sublime subversão para que nele e na plateia caibam todas as pessoas e sonhos do mundo. No repertório: Edu Lobo, Gilberto Gil, João do Vale e Luiz Gonzaga.
24 de abril às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Marília Calderón Trio |
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Canções populares autorais interpretadas e arranjadas para acordeom, violino, saxofone, violão e percussão. Nuances e cores diversas conferem um caráter particular que se estende ao público: o de experiência compartilhada com a música de rua, a vida comunitária e a experiência com o teatro.
18 de abril às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
22 de abril às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
25 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
TEATRO
Como Nascem Os Heróis |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 60 minutos
A peça conta a história de um terrível vilão, o Senhor Atrito, que apronta todas no fantástico mundo da imaginação, onde tudo pode acontecer. Porém, dois cientistas malucos vão fazer de tudo para derrotar o terrível vilão e salvar o mundo da imaginação. O roteiro brinca com elementos naturais do cotidiano e discute ainda questões humanas e sensíveis ligadas ao relacionamento interpessoal e social. “A peça ensina que todos nós somos heróis, e que não é preciso ter superpoderes para ajudar o próximo. A peça mistura música e teatro e foi criada especialmente para o público cego. No entanto, a permite que o não deficiente assista o espetáculo com uma venda cobrindo os olhos. Durante o espetáculo os deficientes visuais são levados por uma viagem de sensações que afloram com a emoção que emana de cada cena. O trabalho é complexo e envolve, além de atores e músicos, uma série de ajudantes responsáveis por causar as sensações na plateia.
24 de abril às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
As Três Mulheres Sabidas |
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Neste espetáculo criado a partir de três contos de fadas da tradição oral britânica, as protagonistas são mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e outros desafios que aparecem em seus caminhos. Diferentemente de grande parte dos contos de fada clássicos, nos quais as heroínas são seres passivos à espera de um salvador, essas três histórias britânicas têm em comum protagonistas fortes, donas dos próprios desejos e destinos, que se valem de sua sabedoria feminina para enfrentar e vencer monstros, bruxas e até mesmo a incompreensão ou inatividade de seus parceiros.
20 de abril às 13h30 - Biblioteca Anne Frank
22 de abril às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Draguinho |
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Marcio Moura em cena é um virtuose que traz a si a responsabilidade de contar uma história, utilizando-se com maestria dos recursos da mímica, da narrativa oral cênica, do humor – a sua descrição inicial do “reino” onde se passa a história, assim como tudo que traz à cena se materializa na imaginação do espectador de forma clara e definitiva. A fábula, com a premissa do próprio autor “a beleza do mundo está justamente no fato de todos sermos diferentes um dos outros” chega ao espectador de qualquer idade através de um dos espetáculos mais maduros e completos do Centro Teatral e Etc e Tal. A longínqua cidade de Dragz é o cenário desse divertido espetáculo que conta a história de Draguinho, um jovem dragão que descobre de repente, que não é capaz de soltar fogo pela boca ou pelo nariz. Através de muitas gargalhadas e momentos de reflexão, o público é convidado a se encantar com esse simpático personagem, e a se questionar sobre onde está a beleza do mundo depois de se aventurar pela floresta e viajar para dentro de seus próprios sentimentos.
25 de abril às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
O Menino e a cerejeira |
Classificação indicativa: Livre | Duração: 90 minutos
Com enredo lúdico e emocionante, a Cia propõe uma versão do espetáculo especialmente adaptada para o espaço das Bibliotecas. O menino e a cerejeira nas Bibliotecas visa estimular a leitura, já que a montagem da Borbolina Companhia é uma adaptação do livro de Daisaku Ikeda, um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder humanista japonês. Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, um garoto triste, Taiti, tenta superar a perda do pai na guerra. Assim, surge uma amizade mais forte do que qualquer conflito, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia.
19 de Abril às 15h -Biblioteca Clarice Lispector
25 de Abril às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
A Loja de Brinquedos |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infanto-juvenil | Duração: 60 minutos
O espetáculo surge com a necessidade de estabelecer uma reflexão junto ao público infanto- juvenil sobre uma maneira mais respeitável de estar no mundo discutindo de forma lúdica e descontraída sobre os padrões de beleza impostos pela mídia e sobre a beleza encontrada na diversidade.
Além dessa abordagem, que é fio condutor da peça, outras nuances do desenvolvimento infantil são abordadas, que são as brincadeiras e a sua importância. A partir do ato de brincar, as crianças trazem novas linguagens que lhe ajudam a pensar a realidade de forma mais criativa.
24 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Construtório |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 50 minutos
Três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham, ao final do cansativo expediente, por conta de uma tempestade que não os deixa voltarem para as suas casas. “Presos” que estão, no entanto, libertam a fantasia para criar as mais incríveis aventuras: transformam ferramentas, e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Assim recontam, com muita criatividade, alguns contos de fadas, parodiam, com bom humor, filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. Revelam-se, por fim, operários de uma obra muito especial. São, sobretudo, poetas, construtores de sonhos...
A Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, no qual o uso cotidiano do objeto são modificados para construir novas criaturas, ou simbolizar personagens.
3 de abril às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
4 de abril às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
5 de abril às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
6 de abril às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
8 de abril às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
25 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
A Festa |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 50 minutos
A fábula acontece num reino não muito distante daqui, numa época de valores não muito díspares aos nossos. Estamos num dia especial: é o aniversário da princesa Maria Joaquina. Todos à sua volta, da Rainha aos trabalhadores, não medem esforços para que esse dia seja uma data inesquecível - para ela. Difícil de agradar, a mimada e solitária princesa ordena ao conselheiro real que este lhe traga um presente de aniversário impossível e insuperável. Saindo em busca de algo extraordinário, ele descobre no meio do povo um menino esperto, que joga bolinhas pelas ruas.
A partir deste encontro tão improvável, a vida de todos daquele reino se transforma para sempre
19 de abril às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
A Bola: Histórias que rolam |
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 60 minutos
Inspirado no livro "O Chute que a bola levou" de Ricardo Azevedo.
Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.
19 de abril às 13h - Biblioteca Viriato Corrêa
24 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca
Outros Eus |
Classificação indicativa: adulto | Duração: 60 minutos
O Marinheiro é uma obra, minimalista, provocatória e de vanguarda. Ela “permite conhecer de onde vem à inspiração de Fernando Pessoa, que com 24 anos escreveu a peça em dois dias. Revela-nos a sua intuição, a sua visão daquilo que viria a ser a sua vida de artista, de tormento e de sofrimento.” O marinheiro talvez seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. É na verdade a primeira criação dos seus três heterônimos. A adaptação percorre o pensamento e alguns poemas do Poeta português, para falar deste estado criativo, inventando um personagem real em seu quarto, através da prosa e da poesia.
18 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
19 de abril às 14h30 - Biblioteca Anne Frank
20 de abril às 13h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
24 de abril às 14h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
25 de abril às 14h - Biblioteca Anne Frank
Watchathcá |
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a plateia, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
19 de abril às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Página Mágica |
Classificação indicativa: Livre, Duração: 60 minutos
A peça foi contemplada pela 30ª edição do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo foi pensada para ser realizada nas bibliotecas públicas da cidade. Página Mágica foi concebida a partir da literatura. Serão quatro histórias independentes: O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote; Saci é a primeira, com os atores Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular. O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade. O saci, com a ajuda de um índio convoca várias entidades do nosso folclore: a mula sem cabeça, o curupira, o lobisomem e a Iara são reunidos para a proteção da floresta. Direção de Wanderley Piras, música original de Cesar Maluf e bonecos confeccionados por Mestre Bila - mamulengueiro pernambucano - Página Mágica se junta à extensa lista de espetáculos realizados pela Pia Fraus para o público infantil, sempre atentos para levar conteúdo de qualidade às nossas crianças.
6 de abril às 11h e 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
18 de abril às 10h e 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
FESTA DO LIVRO
Comemorado mundialmente, 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura promove uma parceria inédita com as principais livrarias da cidade para a venda de livros com grandes descontos.
Por meio desta ação, as pessoas poderão adquirir livros novos com preços mais acessíveis, explica o secretário municipal de Cultura, André Sturm:
“Queremos estimular a entrada das pessoas nas livrarias e, consequentemente, o hábito da leitura por meio de políticas públicas que pensam todos os elos da cadeia do livro: da compra ao empréstimo nas bibliotecas. Nesta ação, vamos focar especificamente na oferta de livros de qualidade das principais editoras, que serão vendidos a preços promocionais.”
Esta campanha passará a fazer parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Cultura e deverá ocorrer anualmente nesta data. Cada livraria irá selecionar sua oferta de títulos e os participantes da campanha “Festa do Livro” estarão sinalizados.Além disso, haverá também programação de bate-papos com autores, palestras, contação de histórias, entre outras atividades nas redes de livrarias participantes.
Veja aqui a LISTA COMPLETA DOS ENDEREÇOS DAS LIVRARIAS participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário