BRINCANTE: Línguas Brincantes, CIRCO: O Cubo na Roda, Os
Três Porquinhos, DANÇA: Breves Partituras para Muitas
Calçadas, Experimentos Concretos, Kelvin, o vira-lata, Cânticos Que Encantam, INTERVENÇÃO
ARTÍSTICA: O Casulo Viajante, Folias, Brincadeiras e Cantigas, INTERVENÇÃO
LITERÁRIA: O Paraíso São os Outros, Poesias Ao Vento, MÚSICA: Emblues Beer Band,
Antonio Zadua em Má Companhia, Duo Versos Que Compomos, Fizz Jazz, Banda Sujos
& Mal Pagos, Banda Kick Bucket, Músicas de OZ, TEATRO: Conto em Letras, A
Princesa Engasgada, Em Busca das Estrelas, No Curso do Rio, Viajando com Mala
Treco, Watchatchá, Mini Teatro de Sombras, A Saga de
João Caixote
BRINCANTE
Quando estamos num espaço público podemos encontrar com pessoas conhecidas e desconhecidas, diferentes e muito diferentes. Como lidamos com elas? Como aprendemos a lidar? Será que nós, ouvintes, podemos brincar com surdos? Será que quem usa a Língua Portuguesa pode se divertir com uma língua de sinais? E será que a tradução é o melhor caminho?
É este o desafio que o grupo êBA! propõe. Por meio de brincadeiras, dinâmicas e rodas de conversas, a ideia é levar todos a um grau de entrega e interação, quebrando barreiras que só o lúdico, o mágico e a diversão são capazes de quebrar. Serão realizadas atividades que estimulam a troca e o contato entre os participantes, utilizando o espaço público não como segregação e individualismos, mas como fonte de riquezas e aprendizados.
O gRUPO êBA! surgiu no início de 2012 a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi com estas quatro bases que desenvolvem técnicas de narração que unem o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desdobra em oficinas, formação de educadores e intervenções culturais.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
CIRCO
A dupla de palhaços André Becker e Duba Becker apresenta diversas técnicas de malabares, que evoluem ao longo da apresentação. O tradicional número com bolinhas chama atenção do público quando eles conseguem jogar sete objetos simultaneamente. Depois, eles usam chapéus como instrumento, criando um bonito e colorido desenho no ar.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
O Cubo na Roda é um espetáculo de circo na rua sem fronteiras de idade, realizado para adultos, crianças e até mesmo adolescentes. Um show sem fronteira de espaços, adaptando-se a toda e qualquer praça o canto ao ar livre. Misturando malabares e comicidade, Senhorita Ninow e Mister Gomes contam com o auxílio de um corajoso ajudante para mostrarem suas habilidades circenses e se divertire muito com o público, rompendo muitas vezes com a fronteira imaginária entre o picadeiro e a platéia.
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Milton Santos
O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo ( flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos três porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo dessa história e convida a plateia a interagir com os personagens.
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato
DANÇA
Dança para crianças.
A calçada é um universo, um território cheio de paisagens, de objetos e modos de estar. A calçada é mar? É rio? É córrego? É quintal? A calçada ficava a beira de uma criança... A calçada é casa, é cama, mesa, jardim, cadeira, sala, banheiro, teatro, lojinha, sala de dança, lugar de brincar, espaço de ir e vir, de esperar, de encontrar, de se despedir. A calçada é uma margem de uma ilha chamada quarteirão.
A proposta do grupo Lagartixa na Janela com a performance “Breves partituras para muitas calçadas” é constituir relações com o espaço em sua configuração territorial, criando assim um diálogo com o público, que se inicia pela contemplação estética, abrindo espaços para o encontro e interação com as performers.
Lagartixa na Janela grupo é dirigido por Uxa Xavier, artista e educadora da dança, e existe desde 2010. Tem como proposta pesquisar o território de criação e pedagogia em dança contemporânea para crianças.
Dia 27 de janeiro às 10h30 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 27 de janeiro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Ponto de partida de uma pesquisa que esboça contornos da relação do individuo com a cidade, trazendo uma estética urbana para o estado corporal do flamenco, na tentativa de ressignificar seus gestos e intenções. Inspirado no livro de George Perec “Tentativa de esgotamento de um local parisience” – obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade. No ano de 1974, Perec permanece três dias seguidos na praça de Saint-Sulpice, em Paris, entre 18 e 20 de outubro, anotando tudo o que via. Com essa proposta, o autor transforma os acontecimentos cotidianos da rua em um texto composto por fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana. Nesses primeiros 30 minutos que serão apresentados (primeira investigação), o caminho coreográfico escolhido assim como na narrativa de Perec, não terá regras, cadência ou hierarquia.
A movimentação flamenca é construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece, e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana.
Classificação indicativa: livre
Dia 27 de janeiro às 13h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Espetáculo de dança para crianças
Dirigido pela Helena Figueira, da Cia. Suno, este espetáculo traz uma linda mensagem
de amor e esperança, facilmente compreendida no gesto, na mímica e na dança deste personagem. A peça conta a história de um cãozinho abandonado que busca um novo lar, um novo dono. De maneira poética e bem humorada ele se relaciona com a dura realidade das ruas: o lixo, as pulgas, o frio e a falta de comida. “Kelvim, o vira lata” entretém, emociona e leva ao público uma mensagem lúdica de amor e esperança.
Classificação indicativa: livre.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Espetáculo de dança
O projeto “ Cânticos que encantam” é um espetáculo/performance de dança com voz e percussão e interatividade com o público, inspirado em algumas expressões culturais existentes em nosso país como: Ciranda, afoxé, maculelê, capoeira, coco de roda, samba de roda, jongo, samba reggae, puxada de rede, percussão corporal, dança de rua, cacuriá e bumba meu boi. O trabalho é concebido para ser realizado em espaços alternativos,
como áreas de convivência, pátios, praças, ruas ou teatros onde o público possa ter acesso ao palco.
Classificação indicativa: livre.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
O Casulo Viajante ocupará as Bibliotecas de São Paulo com sua kombibiblioteca, trazendo ao alcance das mãos de adultos e crianças uma infinitude de livros prontos para serem explorados. A Kombi Sáfari é caracterizada como motor-home, portanto, o leitor se sentirá em casa. Ao abrir a gelateca, poderá se alimentar de poesias. Na sala, literatura do mundo inteiro. Na varanda, aconchegados em uma colcha de retalhos, o leitor viajará para o universo que escolher: contos populares, literatura de cordel (no varal, é claro) contos de fadas, contos contemporâneos, mitologias... e aquela deliciosa história inventada e compartilhada na mesma hora.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 28 de janeiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, côco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
INTERVENÇÃO LITERÁRIA
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos.
Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
Classificação indicativa: Infantil/ para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Belmonte
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um dos balões, os transeuntes são convidados a estourar um balão, e, por fim, recebem uma “performance” exclusiva.
Classificação indicativa: para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 28 de janeiro às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
MÚSICA
Street Jazz Band
Formada a partir de um bloco de carnaval, o Emblues Beer Band mistura o Folk, Jazz, Blues e a música regional Brasileira. Com uma formação exótica das tradicionais Street Bands de New Orleans, a banda exala um swing um tanto simpático de letras divertidas que nascem na mesa de bar.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Trio Instrumental
Trio de violino, violão e percussão apresenta desde clássicos das música popular brasileira, como Feira de Mangaio até clássicos da música internacional como Beatles e Jimi Hendrix.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Poesia musicada com perfume folk. Um show que costura canções profundas a uma musicalidade cheia de contrastes rica em harmonias e melodias que criam uma trama musical emocionante com muita identidade.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Uma swing band ao estilo de New Orleans do início de século XX que se apresenta nas ruas de São Paulo, atraindo amantes de jazz e encantando pessoas que nunca tiveram contato com o gênero.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Clássicos do Outlaw Country, Blues, Rockabilly e releituras de bandas como Led Zeppelin, Doors, Talking Heads. Formato acústico com Contrabaixo, Violão, Percussão, Gaita e Vozes.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 13h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Nascida nas ruas paulistanas, a Kick Bucket é uma banda de proposta ousada, original e moderna em uma mistura de estilos, que passam pelo Jazz, Soul, Hip Hop, Rap e música eletrônica.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Malba Tahan
Show infanto juvenil
O objetivo do projeto é levar os espectadores a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras.Assim,esperamos com a atividade: desenvolver a capacidade da imaginação, da percepção, do hábito de ouvir, de interpretar, da concentração, do gosto pelas histórias e, sobretudo, adquirir o hábito da leitura. O espetáculo é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo, onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços. O público é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.
Classificação indicativa: Infantil. Para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 12h - Biblioteca Anne Frank
TEATRO
A Trupe apresenta O Conto em Letras, um conto onde a menina Nina, junto de seu amigo Mané Pipoca, mergulham no mundo dos livros e letras, fazendo referência a assimilação do letramento; da compreensão de como as letras formam palavras, as palavras formam textos, textos fazem história e as histórias contam o que a imaginação quiser. É um mundo sem limites! Voltado para crianças até sete anos, o espetáculo busca encantar e conquistar o gosto das crianças para a prática da leitura, da imaginação e da fantasia.
Classificação indicativa: Infantil. Para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal
A Peste, Cia. Urbana de Teatro conta a história de um grupo de comediantes, os clowns Laurel, Harpo e Groucho, que na busca pelo sustento chegam a uma cidade e em praça pública, apresentam a peça A Princesa Engasgada. O enredo mostra um camponês que é confundido com um médico e obrigado a curar a filha do rei, uma princesa que se engasgou com uma espinha de peixe. A sorte e a esperteza do humilde camponês fazem dele o médico mais famoso do reino a partir daí. O texto é baseado numa lenda medieval que deu origem à peça Médico à Força, de Molière.
Classificação indicativa: Livre. 45 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
As palhaças do “Circo di SóLadies” seguem em apresentações por todo o mundo,
levando o universo feminino em sua trajetória cômica. Numa destas apresentações percebem a necessidade de ampliar a trupe e saem “Em busca de Estrelas”, selecionando novos talentos da plateia, revelando as habilidades e qualidades que as pessoas tem e não se dão conta.
Classificação indicativa: Livre. 45 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Um morador simples do interior do Brasil mantém conversas diárias com sua grande amiga, uma canoa esperta, que faz previsões quanto às mudanças de clima e sabe a época boa para pesca, este fato acaba despertando o interesse de um médico que visita a região, e se sente motivado a tratá-lo por saber de sua peculiar rotina.
A peça foi inspirada no livro “Rosinha Minha Canoa” do escritor José Mauro Vasconcelos. A montagem teatral tem como objetivo incentivar os alunos a prática da leitura, a proximidade com o teatro de bonecos e também a preservação da natureza. Valendo-se da mágica do teatro de Bonecos, a CIA desenvolve uma proximidade com as crianças. O texto foi escolhido a partir de uma discussão com o FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) como um estímulo a leitura.
Classificação indicativa: Livre. 45 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
A Cia. Malas Portam é um grupo de artistas que pesquisa a arte de contar histórias e já se apresentou em diversas cidades de vários estados brasileiros e países da América do Sul, como Venezuela e Colômbia. Desde 2007, os integrantes dedicam-se ao estudo das múltiplas linguagens artísticas aplicadas em seus espetáculos, juntando teatro, música, literatura e, em 2016, lançaram sua primeira obra audiovisual. Nesta pequena mala, você vai levar histórias da A Lagarta Caolha, O Pé de Guaraná e Na Beira da Lagoa, além de incríveis animações musicais.
Classificação indicativa: Infantil. Para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a platea, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Os Mini Teatros de Sombras também são conhecidos como Teatro Lambe Lambe, trata-se de uma técnica de apresentação de mini espetáculos dentro de caixas para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe lambes que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo de teatro de sombras acontece dentro da caixa e é visto por um furo, orifício que permite espiar essa “realidade” em miniatura.
Com auxílio de fones de ouvido o público ouve a trilha sonora e acompanha a construção dessa narrativa onírica e imagética. Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado. O Grupo Girino apresenta três espetáculos de teatro de sombras em miniatura: “Cotidiano” de Maikon Rangel, “Coração Alado” de Iasmim Marques e “Isto não É uma Caixa” de Tiago Almeida.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
O espetáculo narra a história de João, um jovem que sai em busca da Pedra da Lua para curar seu povo que está perdendo a identidade. Quando bebê, João foi deixado, dentro de um caixote na porta da casa da senhora mais velha e respeitada da cidade, que o criou, dando-lhe imaginação e educação. Um dia joão percebe que seu povo está perdendo a identidade e encorajado por sua mãe, decide sair numa saga em busca da Pedra da Lua. No caminho tem encontros com personagens fantásticos que se confundem com seu inconsciente, e que irá ajudá-lo a desmistificar
os enigmas do caminho. A narrativa explora o mundo lúdico da imaginação do universo infantil utilizando a poesia do teatro de bonecos, criando metáforas que refletem a perda da identidade
cultural de um povo em meio a uma sociedade opressora repleta de valores morais. Com música ao vivo a peça propõe uma vivência sensorial e imagética para todas as idades.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de druação.
Dia 27 de janeiro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Nenhum comentário:
Postar um comentário