terça-feira, 29 de agosto de 2017

Destaques do fim de semana - 2 e 3 de setembro

Circo: Cabaré da Mafalda, Cavaco e sua pulga adestrada, A fabulosa charanga dos excêntricos, É nóis na xita, Palhaça Rubra, Sananab, Intervenção Literária: Clubinho do livro, Cantigas em Libras, Teatro: Chiquita Bacana no Reino das Bananas, O sapo e o vagalume, Brincante: Biblioteca do brincar e Troca de figurinhas, Música: Na cachola, O legado de Mário de Andrade, Música Imigrante e Sambateca, Dança: “... e das outras doçuras de deus”.

CIRCO

Cabaré da Mafalda
Cabaré da Mafalda
O Cabaré da Mafalda é um espetáculo de Palhaçaria Feminina e Circo Família. 

Mafalda, mestra de cerimônias, convida o público para um chá dançante em seu Cabaré Internacional; nele podemos ver números tradicionais, cenas cômicas, danças excêntricas, palhaças convidadas e também nos divertir com as relações familiares desta trupe!


Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre

Caravana Tapioca
A Caravana Tapioca - Cavaco e Sua Pulga Adestrada
O espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca antes vistas. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade. 
A Caravana Tapioca tem um vasto repertório, e vem se apresentando em palcos, picadeiros de todo o Brasil, pesquisando a rua como forma de democratização da arte e formação de platéia, quebrando a rotina das cidades. 
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Pessoa
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

Circo Palombar
Circo Palombar - A Fabulosa Charanga dos Excêntricos 
Um jovem grupo de Circo-Teatro coloca suas roupas coloridas, maquiagens e equipamentos de circo e sai às ruas para encontrar o público. O que eles querem é contar histórias dessa tradicional Arte que tanto gostam e reinventá-las a sua maneira, de um jeito simples, para gente do povo, nas ruas e parques da periferia da cidade. São números de circo variados como monociclo, pernas de pau, malabarismo, acrobacias, palhaços apresentados ao público.
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Grupo Namakaca
Namakaca - É nóis na xita
Espetáculo infanto-juvenil que mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação. Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão. O espetáculo já foi apresentado mais de 800 vezes, em 24 estados brasileiros e pelo mundo afora.

Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli

Palhaça Rubra
Palhaça Rubra 
Um show moderno à moda antiga, movida pela mais alta tecnologia humana. Altamente interativo, o espetáculo mistura música, humor e improviso, envolvendo a plateia em todos os momentos para criar apresentações que são sempre únicas. Palhaça Rubra é a mestre de cerimônias dessa trupe onde todos são músicos, atletas e palhaços, combinando suas habilidades para criar e recriar esquetes clássicas e contemporâneas do circo - encantando e surpreendendo o público em qualquer espaço.
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 3 de setembro às 10h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Cia Pé de Chinelo
Cia Pé de Chinelo - Sananab
O Espetáculo SANANAB nasceu das situações mais simples e diversas. O tema trabalhado é a simplicidade com que Bisgoio enxerga as coisas complexas, e o modo complexo como enxerga o simples. É sob essa ótica e poder de transformação que o palhaço atua em tudo ao seu redor, da profunda relação entre a lógica de mundo do palhaço Bisgoio e alguns objetos, velhos e desgastados, assim como seu figurino esfarrapado. Revelando a ótica criativa e subversiva do palhaço, transformando e reinventando novas funções para os objetos, e criando vida para eles em diversas situações. Mostrando as facetas do ser humano, as emoções que os definem, sentimentos que se alternam, como: o amor, raiva, simplicidade, alegria, ingenuidade, egoísmo, generosidade, estupidez, mesclando todas essas emoções e construindo uma ponte com o público, revelando um pouco da essência do ser humano em cada situação, fazendo do palhaço um espelho pra sociedade, onde o principal é o encontro com o público de forma não somente receptiva, e sim de jogo entre palhaço e público.
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

INTERVENÇÃO LITERÁRIA

Clubinho do Livro
Clubinho do Livro
São as atividades do clubinho: 

• Oficina de Livro Coletivo
"Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e  com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da  poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia.  Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos  e coisas deliciosas para dar asas a imaginação.

• Feira do Livro
Parte do Clubinho do Livro. Traga seu livro velho para doação ou troca. E se você não tem livro pra trazer, passe na feirinha pra ver se tem algum para você levar. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação e trocá-los na base de 1 por 1. Como nosso objetivo é fomentar a literatura, não vamos pegar livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares).

• Leitura de Livros
O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.

Dia 2 de setembro às 14hBiblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 3 de setembro às 12hBiblioteca Chácara do Castelo

Grupo Êba!
Cantigas em Libras
Com O Grupo Êba!
A intervenção consiste em um encontro dividido em três momentos: o grupo inicia com uma história e com jogos de aquecimento corporal, relacionados às cantigas tradicionais. Em seguida, junto com os participantes, selecionam as cantigas que gostariam de trabalhar. A partir disso, ensinam os sinais e a destrinchar as possibilidades de tradução da letra para encontrar uma melhor forma de se brincar a cantiga em Língua de Sinais. O último momento da oficina é de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas.
Dia 2 de setembro às 11h Biblioteca Marcos Rey

TEATRO

Grupo Folias D'Arte
Chiquita Bacana no Reino das Bananas
Com o grupo Folias D’Arte
Texto escrito por Reinaldo Maia em 1977 coloca em cena o absurdo de uma menina estar sendo acusada de ter comido uma banana no Reino das Bananas. Comandado pelo Rei Leonino e seu staff de girafas e gorilas esse reino no qual os outros animais estão perdendo suas funções sociais é onde se passa a história. O que acontecerá no final só os espectadores poderão decidir a cada dia. O Grupo Folias D’Arte apresenta um musical infantil diferente onde em cada sessão o público, as crianças, são convidadas a interagir e participar na peça.
Dia 3 de setembro às 10h - Biblioteca Milton Santos 

O Sapo e o Vagalume
O Sapo e o Vagalume: uma amizade improvável
Com Bruno Soares, Yannick Iksvaarzen e Angélica Müller
“O Sapo e o Vagalume: Uma Amizade Improvável” é uma peça teatral voltada para o público infantil, que aborda a construção da amizade além das diferenças, e surge a partir da necessidade de falar sobre a união, tendo como foco a mudança de mentalidade no que se refere a miscigenação.. Dentre as informações trocadas no decorrer da trama, evidencia-se a necessidade da aceitação e bom relacionamento independente das diferenças, sejam de caráter físico, racial, e outros. Com seu caráter participativo, as crianças do público receberão adereços e serão convidadas a interagir com o ambiente em que se passa a história.
Dia 2 de setembro às 11hBiblioteca Anne Frank
Dia 2 de setembro às 14h Biblioteca Prefeito Prestes Maia

A Noiva Surtada
Cia. Interato
Era para ser o dia mais perfeito da vida de Mariana: o dia do seu casamento! O grande momento de dizer... Não! Não é nada disso! Mariana está insegura. Kelly, a madrinha, mais atrapalha do que ajuda! E Livia, a fotógrafa, solteira convicta, só queria fazer o seu trabalho! 
Dia 2 de setembro às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

BRINCANTE

Biblioteca de Brincar
Biblioteca de Brincar
O projeto Biblioteca de Brincar tem como objetivo promover atividades infantis nas bibliotecas municipais. Por meio de brincadeiras, as pessoas serão convidadas a conhecer e se aproximar do espaço do equipamento, que muitas vezes não faz parte do repertório social e cultural da comunidade que atende.
As atividades são inspiradas em brincadeiras brasileiras típicas como amarelinha, bambolê, passa-anel e telefone sem fio, além de oficinas de bonecas abayomi.. Elas serão realizadas conforme as especificidades de cada espaço, aproveitando sua parte interna e externa. Os brinquedos e objetos utilizados serão feitos de materiais recicláveis.
O projeto prevê atividades para crianças de 2 a 10 anos e contará com arte-educadores e monitores especializados para sua condução. A biblioteca será repensada como espaço lúdico e de convivência da família.
Dia 2 setembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay

TROCA DE FIGURINHAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Troca de Figurinhas
Dentro do programa Biblioteca Viva, a Secretaria Municipal de Cultura está promovendo mais uma ação que promete movimentar ainda mais a rede de bibliotecas pública municipal, composta de 54 espaços distribuídos por todas as regiões da cidade. Agora, estes espaços passam a ser também ponto de troca de figurinhas do álbum do Campeonato Brasileiro 2017.

Os espaços estarão preparados para receber os colecionadores de todas as idades. Quem não tiver figurinhas para trocar, pode doar um livro em bom estado e sair com 10 figurinhas.

As figurinhas do Campeonato Brasileiro trazem as imagens e dados físicos dos jogadores dos times que disputam as séries A e B do torneio. Além disso, também existem figurinhas especiais com as mascotes, escudos e personagens que simbolizam os torcedores. 

Os Pontos de Troca funcionam aos sábados, das 14h às 16h e aos domingos das 11h às 13hVenha trocar figurinhas e também aproveitar para usar o wi-fi livre, instalado em todas as bibliotecas!

Veja aqui a lista das bibliotecas de bairro de SMB.

MÚSICA
Na Cachola
Na cachola  
Com Marília Calderón e Walter Garcia nas Bibliotecas
O show-cênico Na cachola, com Marília Calderón e Walter Garcia, experimenta diálogos entre a música, o teatro e a literatura. As canções formam um painel da grande cidade e questionam o lirismo que pode haver no dia a dia das pessoas e das coisas.
Dia 2 de setembro às 14hBiblioteca Paulo Duarte
Dia 3 de setembro às 11h Biblioteca Clarice Lispector

Dani Lasalvia
O legado de Mário de Andrade
Com Dani Lasalvia
A cantora Dani Lasalvia interpreta, entre outras, algumas canções coletadas em 1937 pela Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade frente ao departamento de Cultura da Cidade de São Paulo que compõem o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo – CCSP.
Dia 2 de setembro às 14hBiblioteca Malba Tahan
Dia 3 de setembro às 11hBiblioteca Belmonte

MÚSICA IMIGRANTE

O Música Imigrante pretende através do coletivo Sarau dos Imigrantes circular artistas das mais diferentes esferas por todas as bibliotecas, mostrando que São Paulo abriga todas as culturas do mundo. O Sarau dos Imigrantes é um projeto de Web TV criado para divulgar o trabalho de músicos de diversos lugares do mundo que escolheram o Brasil para viver. As gravações acontecem às terças-feiras das 19h às 20h, no Espaço Parlapatões, com entrada gratuita. Nos meses de julho e agosto diversos músicos de diferentes regiões do mundo se apresentaram nas bibliotecas públicas municipais. No mês de setembro, as bibliotecas receberão as seguintes atrações:

Os Escolhidos
Os Escolhidos
Grupo vocal a capela formado por cantores do Congo e de Angola que apresenta diferentes gêneros musicais e estilos da região do Congo em diferentes idiomas como: lingala, kikongo, swahili, inglês, português e francês.
Dia 3 de setembro às 11hBiblioteca Thales Castanho de Andrade

Latam Esquad
Latam Esquad (Bolívia, Peru e Brasil)
Coletivo formado por De La Paz, Egon MC, Sheko LM, Sujos Clan, Albert Rimas. Latam Esquad significa "Esquadrão latino-américa" e canta rap da melhor qualidade. 
Dia 2 de setembro às 14hBiblioteca Jayme Cortez

SAMBATECA

Sambateca
Em 1916, Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) compunha o “primeiro samba brasileiro”. A música “Pelo telefone” viria a fazer grande sucesso no carnaval do ano seguinte, momento em que o ritmo musical alcançou grande popularidade entre os brasileiros. Passados cem anos da obra de Donga, o samba hoje é considerado um símbolo da tradição cultural brasileira e reconhecido como Patrimônio da Humanidade. Para comemorar e homenagear o Samba e a sua história, o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo apresenta o projeto SAMBATECA, levando diversos grupos de samba para as bibliotecas públicas da cidade. As apresentações são gratuitas e sem restrições de público.

Conversa de Botequim - "10 anos em 100 anos de samba"
O grupo Conversa de Botequim existe a 10 anos e uma homenagem aos centenário do gê O projeto “Numa Conversa de Botequim” é uma continuação do trabalho de pesquisa e resgate do grupo. Durante o show são apresentadas canções pouco conhecidas de Geraldo Pereira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Moacyr Luz, mesclando com clássicos de Adoniran Barbosa, João Nogueira e Martinho da Vila.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Casa Caiada - "devagar também é pressa"
“Devagar também é Pressa”, é o título do CD gravado pelo grupo em 2015. 
Além das composições do disco e os clássicos do samba que levantam o público, o show também conta com o momento das marchinhas, no qual são tocadas as que mais fizeram sucesso nas redes sociais deste ano e também um encerramento com uma batucada típica das escolas de samba.
Dia 2 de setembro às 10h30 - Biblioteca Brito Broca
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Samba do Cafofo
Quinzenalmente, a comunidade do Samba do Cafofo, conduz o público a participar de uma viagem musical ao universo do Samba.  A idéia do projeto é difundir e resgatar a autenticidade dos compositores da comunidade local, porém novos compositores também estão convidados a participar do projeto.  A cada edição, um convidado especial.  O público tem a chance ainda de esbarrar com o Madureira, violinista do grupo fundo de Quintal, ou às vezes com o mestre Osvaldinho da Cuíca, entre outras personalidades do mundo do samba.
Dia 2 de setembro às 11hBiblioteca Afonso Schmidt
Dia 3 de setembro às 11hBiblioteca Amadeu Amaral

DANÇA

“... e das outras doçuras de deus”
Solo de dança inspirado em duas crônicas de Clarice Lispector e levado à cena pela intérprete Eliana de Santana, que recebeu com este trabalho o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2011 na categoria intérprete criador em dança. A peça busca, através da pesquisa corporal, da encenação e da investigação do universo de Clarice Lispector, através da personagem Aninha, um mapeamento poético do sujeito anônimo na sociedade contemporânea. Não se trata, porém, de uma transcrição literal da obra de Clarice Lispector, as crônicas aqui são fonte de inspiração para a confecção de um trabalho onde interessa um certo “estado” em que tanto a personagem do conto quanto a escrita de Clarice vêm sugerir.Aninha, empregada doméstica, personagem central das duas crônicas de Clarice Lispector, “Das doçuras de Deus” e “Das outras doçuras de Deus”, caminha num campo marcado pelo cotidiano onde se desenha o ambiente espaço-poético de sua trajetória. No entanto, ultrapassado e compreendido tal ambiente,este ser excluído é vivenciado em sua densa repercussão de ordem existencial. Em “...e das outras doçuras de deus”, cenário, figurinos, sonoplastia e iluminação são elementos que compõem um espaço que serve de provocação para as ações da personagem, servindo não apenas como uma “moldura” para as ações coreográficas, mas também como pontos de convergência para os diálogos que surgem entre as diversas linguagens que formam o espetáculo.

Dia 2 de setembro às 14hBiblioteca Mário Schenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário