Biblioteca Viva Online 2020 com contação de histórias, saraus, Intervencão Literária - debates literários e encontros de autores novos modernistas vozes periféricas.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contos Maravilhosos
Encantadoras Brasileiras
O espetáculo de “musincantação” Contos brasileiros maravilhosos é inspirado na obra “Cultura da Terra”, do autor Ricardo Azevedo e traz ao público de todas as idades uma viagem por lendas, mitos e cantigas brasileiras de diferentes regiões do país. A dupla de arte-educadoras e contadoras de histórias, Carolina e Juliana (Encantadoras Brasileiras) canta, conta, toca e encanta histórias permeadas de símbolos mágicos, temperadas com ritmos, melodias, adivinhas, quadras e parlendas populares e regionais. A presença de instrumentos da cultura popular (tambores, pandeiro, triângulo, agogô, patangome, caxixi etc) enriquece a contação de histórias e enche de beleza, alegria e delicadeza as narrativas poéticas do povo de nossa terra.Classificação indicativa: a partir de 1 ano. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil do grupo Encantadoras Brasileiras
e Instagram:
@encantadorasbrasileiras (simultaneamente)
Dia 18 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen
Fogo no Céu e Brincadeiras Dançantes
Cia. Você tem fome de quê!?
Fogo no céu - livro de Mary França e Eliardo França
Um balão assustador aparece no céu da floresta, os animais saem correndo e gritam O CÉU ESTÁ PEGANDO FOGO! Venha ouvir essa história de São João e dança Cacuriá. Classificação indicativa: a partir de 1 ano. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelos perfis Patrícia Tirola (
@patriciatirola) e Thamara Oliveira
(
@thamara.oliveira.739)
Dia 18 de maio às 11h -
Facebook da Biblioteca Clarice Lispector
O menino Tom
Com Heidi Monezzi
Tom é um menino que vive no silêncio, preso em seu mundo, e seu irmão, intrigado com isso, se pergunta por que ele gosta tanto da solidão dos pensamentos? O irmão se questiona por que Tom não brinca, não diz o que sente... Nada ao redor parece “mexer” com Tom. Um dia, Tom chama o irmão para conhecer seu mundo e os dois descobrem como se comunicar. Narrativa inspirada no livro TOM, de André Neves, vencedor do Prêmio Jabuti, pelas especiais ilustrações de singular estética de traços, além de uma escrita sensível. Enfim, uma história sobre Autismo, tolerância e empatia.Classificação indicativa: a partir de 4 anos.Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil de Heide Monezzi e Instagram:
@heidimonezzi
Dia 20 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Affonso Taunay
Drags Contam em Histórias de Outros Tempos... No Tempo de Agora!!!
Cia. do Estômago
André Mendes da Cia. do Estômago em parceria com o artista Fagner Saraiva, realizam o projeto de contação de histórias encenada “ Drags Contam em Histórias de outros tempos... No tempo de agora!!!”. Se trata de um projeto onde a contação de histórias é realizada por duas Drags Queen, trazendo elementos do universo Drag, como o tão renomado Lip sink.
Já imaginou o que pode acontecer quando duas Drags se encontram? Pois eu te conto! Toda vez que Paponapia e Esbelta Escopeta se juntam é certeza que muitas histórias engraçadas vão acontecer. Dessa vez elas se encontram para um chá e decidem relembrar histórias que ouviam quando eram crianças, como os contos de fada. Porém, mais do que relembrar histórias elas resolvem contar suas histórias, quer dizer, contar suas versões das histórias. Para que as histórias aconteçam o público será peça fundamental, pois será o público que escolherá a história que será contada. Toda a apresentação acontecerá com um grande jogo, onde o público participará de forma efetiva.Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil de Fagner Saraiva
Dia 22 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Afonso Schmidt
O silêncio de Júlia com interpretação em Libras
Cia Arte e Raiz
Baseado no livro “O Silêncio de Júlia”, de Piérre Coran, narra a história de uma menina surda, que apesar de ser feliz se sente muito sozinha. Com a chegada de André, seu vizinho, um novo mundo se apresenta para eles.Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Instagram pelo perfil do grupo @ciaarteraiz
Dia 23 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Tesouro Literário
Os Fabulistas Contadores de histórias
Quantos tesouros escondidos na literatura brasileira estão ficando esquecidos no tempo?
A vivência propõe um resgate do prazer da leitura, aliando essa sensação à aventura de uma caça ao tesouro virtual. Através de pistas que contenham pequenos trechos de obras ou autores famosos, os participantes da atividade online poderão acompanhar a nossa contação de histórias e encontrar nossos tesouros literários que serão revelados durante a atividade. Uma maneira de estimular a curiosidade e despertar ou reacender o desejo de adentrar as páginas de um livro.
A atividade se inicia com a contação de histórias “Segredos e Descobertas” baseada na obra de Lígia Fagundes Telles” e apresentada pelos Fabulistas. Antes de cada capítulo da contação de histórias, durante e ao final, os contadores irão dar dicas ao público presente na atividade de forma virtual, sobre obras que consideram marcantes e essenciais para a leitura, verdadeiros tesouros literários. Os participantes poderão então seguir as pistas e ao final de cada um dos três capítulos da contação, um dos artistas revelará o seu tesouro a todos!Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil do grupo @ciaosfabulistas
Dia 20 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen
Era uma vez… Joana Princesa
Cia. Três Lunas
“Era uma vez uma princesa que, ao nascer, recebeu o nome de João. Algum tempo depois, a criança pediu para que seus pais a chamassem de Joana. Assustados e confusos, o rei e a rainha não sabiam o que fazer para reverter a situação e até consultaram a bruxa do reino. Enquanto isso, Joana apenas sonhava em ser uma garota igual a todas as outras. Para realizar seu sonho, ela parte em uma grande aventura em busca do Arco-Íris Mágico que, segundo a lenda, pode transformar rapazes em garotas.”Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil de @LunasLunas
Dia 23 de maio às 11h -
Facebook da Biblioteca Chácara do Castelo
Pula Fogueira - Histórias e lendas da tradição Junina
Grupo Girassonhos
Em todo canto do Brasil, durante todo o mês de junho, são realizadas festas onde não pode faltar fogueira, dança, música, fogos, comidas típicas, brincadeira e folia, muita folia! É disso tudo que contam as histórias que compõem este espetáculo, que foi elaborado a partir da pesquisa “Festas Juninas, Festas de São João”, publicada em 2002 pela editora Casa do Editor.
O curioso é que em cada lugar do país as chamadas festas juninas acontecem de um jeito. No Norte e Nordeste, por exemplo, o ponto alto da festa é a Folia do Bumba-meu-boi. “A lenda do Boi” é uma das histórias que compõem este espetáculo. Nessa narrativa, Simão, secretário e vaqueiro do Coronel Vicente Pompeu, por conta do desejo de Marieta, sua bela e grávida esposa, arranca a língua do Boi de estimação do seu patrão. A confusão está armada, mas por fim é resolvida por esse famoso anti-herói brasileiro.
“A Lenda da Mandioca”, alimento que não pode faltar nesta festividade e “A incrível história do casório de Chiquinha Dengosa com Pedrinho Foguetão”, criada pelo Grupo Girasonhos a partir do enredo do tradicional casório junino, também fazem parte desse espetáculo que é recheado de humor e muita música e diversão!Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita:
Youtube transmitido pelo perfil @GrupoGirasonhos
Dia 26 de maio às 10h -
Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa
Letras Perambulantes
Núcleo Caboclinhas
"O Núcleo Caboclinhas conta a vida e obra do poeta cearense Patativa do Assaré. Figuras reais que fizeram parte da vida do poeta se juntam à personagens fictícios que, entremeados por uma seleção musical, contam de forma leve, lúdica e original a história de Patativa: a genialidade do cordelista, sua infância na roça, suas primeiras rimas, enfim, uma história que mistura o simbólico e a realidade, numa linguagem lírico-musical, de forma singela e convidativa ao público."Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil @ncaboclinhas
Dia 26 de maio às 10h -
Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César
Contos de Clarice
Cia. Dona Conceição
Duas narradoras contam histórias divertidas de uma menina e suas relações com os bichos, com o carnaval e com a leitura. Três pequenos contos ou crônicas da autora Clarice Lispector serão utilizados como base da contação: Restos de Carnaval, Tortura e Glória e Uma galinha ou De tanto amor. Enquanto narram as histórias, elas revivem alguns dos personagens, com a ajuda de adereços e de sons, que criam os climas de cada momento. No final da contação realizam uma roda de conversa com o público sobre as histórias e alguns jogos e atividades inspiradas também nas histórias lidas, como: jogos teatrais de representação dos personagens ou de cenas das histórias, jogos de integração como mestre mandou, jogo do cacique, de mímica e outros.Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Gravado.
Página/perfil onde será feita:
Pagina do facebook das bibliotecas
Dia 15 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Clarice Lispector
Dia 16 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Aureliano Leite
Dia 17 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 18 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Jamil Almansur Haddad (cancelada)
Dia 19 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Narbal Fontes (cancelada)
Dia 20 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Castro Alves (cancelada)
Contações Pequenas Notáveis: Carolina de Jesus e Frida Kahlo
Cia. Núcleo
Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é este período da vida que a Cia. Núcleo aborda nesta contação sobre o feminino, a identidade de gênero e os papéis sociais. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 45 min.
Carolina de Jesus, enquanto trabalhava como catadora, registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil.
Frida Kahlo foi uma das principais pintoras mundiais. Nascida na cidade Coyoacán no México, desde muito nova enfrentou diversos problemas de saúde. E durante toda a sua vida encontrou na expressão artística uma maneira de atravessar estes percalços. .Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 45 min.
INTERVENÇÃO LITERÁRIA - DEBATES LITERÁRIOS
Projeto Mulheragem: Memorial à Dona Maurinete Lima
Coletivo Legítima Defesa
O Projeto Mulheragem: Memorial à Dona Maurinete Lima é uma celebração do legado de vida e das poesias de Maurinete Lima, mulher negra, pernambucana, pensadora, socióloga, professora, fundadora da Frente 3 de Fevereiro, poeta, guerreira. A Celebração acontecerá nas bibliotecas municipais, durante o mês de março e será composta por uma roda de conversa sobre a autora, seguida de um sarau com suas poesias. As conversas serão conduzidas pelo Dj e diretor e filho de Maurinete, Eugênio Lima e pela poeta, slammer e atriz Luz Ribeiro e sempre contará com uma poeta convidada.
O projeto é dedicado ao legado de Dona Mauri como um grande poema agradecimento a tudo que ela fez e ainda faz, mesmo em jornada na nova velha casa de Aruanda.Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Convidadas:
Dia 15 de maio às 19h - Midria
Dia 16 de maio às 17h - Mel Duarte
Dia 17 de maio às 17h - Elizandra Souza
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Dia 15 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Mário Schenberg
Dia 15 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 16 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Anne Frank
Dia 16 de maio às 17h -
Facebook da Biblioteca Jayme Cortez
Dia 17 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 17 de maio às 17h -
Facebook da Biblioteca Nuto Sant`Anna
Dia 18 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 19 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 19 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 20 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Cora Coralina
Dia 20 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Brito Broca
Dia 21 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 21 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Belmonte
Literatura e processos identitários
Escritoras convidados: Abigail Campos Leal, Aline Anaya e Juliana de Jesus.
Com tantos estereótipos a serem ofertados no que diz respeito aos corpos das mulheres, como se reafirmar e se encontrar em uma literatura que te abarque e te liberte? Esse é o debate proposto pelas autoras.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 18 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Brito Broca
Escrevivências LGBTQIA+
Escritores convidados: V Careca, Carol D’ Oliveira e Bianca Chioma.
A diversidade é um tema recorrente da literatura — embora nem sempre ela seja apresentada de forma explícita, por conta de todos preconceitos. No entanto, xs escrtitorxs LGBTQI+ continuam trazendo suas narrativas através de seus trabalhos, ainda que marginalizados. Essa roda de conversa propõe uma escuta e aprendizagem junto aos autores.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 18 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Calçada Literária
A Calçada Literária é uma ponte entre quem quer doar livros e quem quer ter acesso à literatura. Como uma biblioteca livre e itinerante, temos a alegria de apresentar nossa experiência de incentivo à leitura dessa vez em uma live. Na programação teremos: Nísia Oliveira, (educadora/historiadora) e Rhasna Dakinawaner (educadora) mediando um bate-papo sobre a importância do livro na sociedade com os idealizadores da Calçada Literária Ana Soares e Wanderson. E ainda, a intervenção de teatral “O canto de Assaré" com o ator Mauro Grilo e Narração de histórias do folclore popular com a brincante Inaiá Araujo.Classificação indicativa: Livre . Duração: 90 minutos
Dia 18 de maio às 17h -
Facebook da Biblioteca Vinicius de Moraes
Chão de Estrelas: Palavras Iluminadas
Macaco Fantasma
Pensado para apresentação online, o espetáculo "Chão de Estrelas - Palavras Iluminadas" do grupo Macaco Fantasma, mergulha em obras de grandes mestres da música popular e da literatura brasileira. Em especial na poesia de João Cabral de Melo Neto, que completaria cem anos em 2020. Poesia, música e performance misturam-se para revelar a luz da palavra poética.Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @bandamacacofantasma
Dia 19 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Rubens Borba
Entre linhas e esquinas
Escritores convidados: Roger Beat, Karosso Sena e Legant.
No debate literário Entre Linhas e esquinas, os escritores são convidados a partilharem suas escrevivências, produções visuais e experiências enquanto artistas que encontram na arte de rua o reconhecimento e valorização de suas artes.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 19 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Ancestralidade e Oralidade
Escritores convidados: Teo, Nomah Die e Wesley Moraes.
As culturas populares brasileiras, garantem sua continuidade por meio da oralidade e assim histórias ancestrais se mantém vivas. Já havia uma literatura no Brasil antes dos portugueses, assim como já havia formas de ser literatura em África diferentes da produzida na europa. Nessa roda de conversa, os autores são convidados a compartilhar suas experiências e vivências nas rodas de poesia falada.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 19 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Milton Santos
Narrativas negras e o combate ao epistemicídio
Escritoras convidadas: Maria Clara, Shirley Raposo e Aline Kátia.
As narrativas trazidas nos textos de escritores negros trazem consigo a força da voz de histórias por tantas vezes silenciadas. Crescemos assistindo o apagamento histórico de escritores e escritoras negras. Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 20 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta
A escrita enquanto prática para o empoderamento
Escritoras convidadas: Sabrina Lopes, Nathielly Janutte e Laisa Kaos.
As afirmações feitas pelas mulheres negras e a busca por um espaço amplo para se disputar narrativas há muito encontram seu lugar na literatura. De Carolina Maria de Jesus as batalhas de poesias entre mulheres que acontecem no Brasil, encontramos a literatura viva e pungente que empodera e fortalece as mulheres na luta contra o machismo e o racismo. Nesta mesa, as autoras conversaram sobre suas inspirações e processos de escrita.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 20 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Mulheres Negras: Escrita e Emancipação
Escritoras convidadas: Tayla Fernandes, Jessica Marcele e Jaqueline Alves.
A escrita aqui é o foco principal, afinal como escrever pode emancipar alguém? Como pode a representatividade na literatura empoderar alguém?
Nesse encontro as autoras irão compartilhar como acontecem os processos potentes, emancipatórios e fortalecedores, que influenciaram e influenciam suas escritas, histórias e processos criativos enquanto mulheres negras. Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 21 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo
Poesia da Diáspora
Escritores convidados: Cleyton Mendes, Débora Garcia e Lews Barbosa.
A roda de conversa sobre "Poesia da Diáspora", pretende abordar a partir da literatura negra periférica, os processos de continuidade do legado da oralidade Africana composto por milhares de povos e milhares de culturas. A poesia em debate fala de África e das tradições de resistência que se mantêm vivas e estão presentes ainda hoje.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 22 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Vicente de Carvalho
A palavra e a cura
Escritores convidados: Gih Trajano, Lucas Afonso e Kjé.
Através da escrita é possível superar os obstáculos. Os autores convidados abordam em seus livros temas como a cura pela poesia,a utilização da escrita terapêutica como forma de criação, incentivando a transformação das cicatrizes da vida em arte. Este encontro é sobre a importância de expressar e de se ter a escrita como ferramenta. Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 22 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Pedro Nava
Poesia, identidade e resistência
Escritoras convidadas: Deusa Poetisa, Tawane Theodoro e Kawan Oliveira.
A poética periférica vai na contramão das normas e métricas acadêmicas que renegam a poesia do funk e de toda a cultura de rua. Hoje se percebem manifestações literárias além dos espaços e instituições “formais”, articulando escritores, produtores culturais, entre outros agentes. Elas ocorrem nas ruas, nos bares, em espaços públicos espalhados pelo país. O autores convidados falarão sobre resistir a partir da escrita.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 24 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Mário Schenberg
Literatura e arte educação
Escritores convidados: Jô Freitas, Andrio Candido e Jeane Silva.
Reestruturar os lugares de ensino, a proposta da arte educação é despertar o interesse através da arte, estimular através do lúdico e assim, possibilitar um espaço amplo de aprendizagem horizontal onde, educador e educando aprendem juntos. Os arte educadores são os responsáveis por atrair a juventude e demonstram que novos formas de ensino são capazes de reaproximar a juventude da escola. Os autores convidados, também são arte educadores e compartilharão suas caminhadas e experiências de despertar a escrita e a leitura através da poesia, além de falar sobre seus livros.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 25 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Rap e Literatura
Escritores convidados: Dory de Oliveira, Vinão alobrasil e Gabi Nyarai.
“Toda canção de rap é um poema esperando para ser apresentado”, com os devidos créditos ao crítico literário americano Adam Brandley, essa é uma frase a ser debatida. São questões como essa que conduzirão esse encontro. Nesse diálogo o intuito é promover a reflexão, convocar nossos convidados a compartilhar de suas vivências, ponto de vistas, sobre como o RAP e a literatura são um só nas periferias e como se dão os processos de resistência dessa literatura que não chega nas estantes.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 25 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo
Descolonizando a Literatura
Escritores convidados: Mariana Félix, Elizandra Souza e Akins Kintê.
A poesia de Alberto de Oliveira é estudada nas escolas, por vezes cobrada em vestibulares e sabemos que o autor escrevia sobre vasos, lembrando que toda literatura tem o seu valor, a questão que fica é porque a literatura que produz realidade e desconstrução em contraponto a um paradigma imposto desde o séc XIV quando se acredita ter iniciado a literatura, já que em África a literatura já estava presentes nos anos A.C., não tem espaço?
Quem produz literatura em massa, produz pra quê? por quê? e pra que?
Por que Conceição Evaristo não entrou na Academia Brasileira de letras e sim um homem branco que aborda a negritude a partir de seu olhar e lugar de colonizador?
A literatura da qual essa roda de debate tem como ideia instigar, nasceu com Cuti, Abdias do Nascimento, Raquel Trindade, Carolina Maria de Jesus e tantos outros que morreram e ainda vivem às sombras.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 26 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Paulo Duarte
A eugenia na literatura brasileira e a construção do livre saber
Escritores convidados: Deivison Nkosi, Natalia Neris e Weber Lopes.
A produção decolonial é grande ainda que tenha poucos holofotes sobre si. O pensamento construído para além da lógica eurocêntrica produz, para além de novos saberes, pontes capazes de criar possibilidades de se repensar a filosofia a sociologia. Após mais de 15 anos da Lei 10.369/03, ainda estudamos e temos como frequente no nosso cotidiano literaturas como a de Monteiro Lobato e Euclides da Cunha como construir o livre saber se ainda se disputa o lugar de fala? Esse é o debate que será proposto aos autores e convidados.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 26 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Nuto Sant’Anna
Poesia falada e o empoderamento da juventude negra
Escritores convidados: Jéssica Ferreira, RobSoul Mensageiro e Felipe Marinho.
A ideia é discutir em torno de como a poesia falada promoveu o empoderamento da juventude negra, uma vez que todas as métricas, moldes e formas apresentados como poesia na escola, não abarcava sua cor de pele, seus traços e também angústias.
A poesia falada transforma os espaços que permanecem marginalizados pelo poder público, mas uma vez apropriados e ressignificados pelos movimentos de slams e saraus tornam-se grandes espaços de poder. Um poder que pode parecer simples, afinal, esse poder é o do reconhecimento de si com seus pares.
Através de suas experiências, os convidados trarão seus olhares e compartilharam desse universo que é a poesia falada e vivida do cotidiano nas periferias.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 27 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo
Intersecções literárias
Escritores convidados: Gabriel Sanpêra, Ingrid Martins e Uma Luisa Pessoa.
Nessa mesa a temática central são as relações de gênero e sexualidade envolvendo a negritude. Kimberle Crenshaw, mulher negra, quem desenvolveu a teoria da interseccionalidade, discute como são difíceis os caminhos de quem carrega sobre si diversas opressões, a proposta dessa mesa é refletir sobre os reflexos que essas intersecções tem na vida desses autores, como são as devolutivas que recebem das produtoras, editoras e público.
A partir desse diálogo xs poetas nos convidam a refletir sobre nossos papéis enquanto sociedade, trazendo um pouco de seus percursos.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 28 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Helena Silveira
De onde você vem? O que você escreve?
Escritores convidados: Yunei Rosa, Joad Lima e Evolutio.
Dizem que somos todos influenciados de alguma forma pelo lugar de onde viemos, as pessoas que conhecemos e as experiências que vamos absorvendo ao longo de nossas trajetórias. Cada tipo de literatura falava sobre o contexto social a qual a escola literária estava envolvida. Se há alguns anos se produz literatura marginal e até então não se viam livros com estas narrativas nas estantes, os autores convidados falarão sobre a importância de ter livros como “Sobrevivendo no Inferno” nas estantes e vestibulares. Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 29 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Belmonte
Poesia Marginal
Escritores convidados: Nat Portela, JadeQuebra e Larissa Cordeiro.
Nesta atividade, as autoras falam sobre momentos de suas histórias, fatos que o motivaram a criar narrativas, suas fontes de inspiração, os percalços e as vitórias de suas andanças pelo universo da escrevivência.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @SarauPoeticamente
Dia 30 de maio às 16h -
Facebook da Biblioteca Marcos Rey
NOVOS MODERNISTAS - PROJETO VOZES PERIFÉRICAS
Encontro com escritores: Vozes Periféricas
Encontro entre autores e autoras da zona sul de São Paulo falando sobre sua produção literária, suas inspirações, suas experiências de vida e de escrita. Nestas atividades, autores e autoras da periferia irão discorrer sobre suas obras, seus processos de pesquisa e de escrita e vão conversar com o público sobre suas histórias de vida e outros assuntos, haverá também participação de músicos e intervenções poéticas durante o encontro. Participarão do projeto autores que publicam seus livros de forma independente, através de pequenas editoras ou selos, em sua maioria, autores que freqüentam a cena de Saraus de São Paulo. Classificação indicativa: Livre Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil do grupo @SarauDoBinho
Dia 16 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Marcos Rey
Dia 17 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Malba Tahan
Dia 18 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 19 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Paulo Duarte
Dia 21 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Pedro Nava
Dia 22 de maio às 19h -
Facebook da Biblioteca Padre José De Anchieta
Dia 23 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 24 de maio às 15h -
Facebook da Biblioteca Paulo Setúbal
SARAUS
Sarau Afront
Afrônt Poesia
O grupo realizará uma performance poética ancestral/visceral com a dupla Afrônt Poesia (Cleyton Mendes e Felipe Marinho); Além de um sarau super descontraído com a dupla, com suas próprias poesias, músicas, crônicas e etc.Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Facebook transmitido pelo perfil do grupo @afrontpoesia
Dia 15 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 16 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 17 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 18 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 19 de maio às 14h -
Facebook da Biblioteca Menotti Del Picchia
Slam da Norte
O Slam da Norte surgiu com o intuito de trazer para a zona norte, morada de inúmeros poetas, esse movimento slammer que já existe em outras regiões. É uma competição de poesias autorais que tenham duração de até 03 minutos e para participar é necessário ter, no mínimo, 03 textos/poemas/versos próprios. A batalha ocorre em três rodadas, que podem ser eliminatórias ou acumulativas (decisão tomada na hora).Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Instagram transmitido pelo perfil do grupo @slamdanorte
Dia 19 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 20 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 21 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 22 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Helena Silveira
Dia 23 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 24 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca José Paulo Paes
Sarau Força Bruta
O Sarau Força Bruta se propõe como um espaço de construção poética que parte de múltiplos disparadores e interferências. A partir da música instrumental, os poetas convidados e o próprio público presente são convidados à um momento de compartilhamento artístico, tendo a música como pano de fundo para realizarem suas performances poéticas, num espaço de criação conjunta. Além dos poetas, dançarinos convidados, atravessados pelas performances musicais e poéticas, improvisam movimentos e servem como mais um elemento na composição de uma paisagem artística rica e dinâmica, que se transforma a cada palavra, som e coreografia. Dessa forma, o Sarau Força Bruta cria um ambiente totalmente imersivo, que potencializa a força da poesia e da palavra para gerar uma experiência estética nova e intensa, diferente de um sarau tradicional.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 21 de maio às 17h -
Facebook da Biblioteca Cora Coralina
Sarau Bixaria Literária
Coletivo Bixa Pare
O Coletivo Bixa Pare propõem um espaço de troca, compartilhamentos e diálogos entre artistas e LGBTQIA+s que estão produzindo reflexões sobre suas diversidades de corpos que coexistem nas suas pluralidades artísticas. Como processo de pesquisa, pretendemos compartilhar nossas inquietudes cênicas e processos de criação e pesquisa da busca de um Corpo Bixa. Alguns questionamentos que nos serviram como disparadores para nosso processo cênico que está em construção. Com essa vontade de compartilhar nossos inquietações, propomos este sarau. Com apresentação da Drag Queen Melissa Babalu o sarau sempre conta com micro- performances de artistas.Classificação indicativa: a partir de 8 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita:
Transmissão ao vivo simultânea nas plataformas:
Youtube e
Facebook @coletivobixapare.
Dia 29 de maio às 18h -
Facebook da Biblioteca Anne Frank